Topo

Internacional

Guerrero estreia neste sábado. O que muda dentro e fora de campo no Inter?

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

05/04/2019 04h00

Paolo Guerrero estreia pelo Inter neste sábado. Contratado há quase oito meses, mas alijado de atuar em razão de uma suspensão por doping, o peruano está garantido na partida contra o Caxias pela semifinal do Campeonato Gaúcho. E sua entrada vai além de um centroavante "de peso" no time de Odair Hellmann.

Além de fatores de campo, Guerrero terá presença importante fora dele. O peso do jogador que disputou a última Copa do Mundo em âmbito continental e a expectativa de lucros com ações de marketing com ele vão alterar a rotina do clube.

Fim da "proteção"

Até agora, Paolo Guerrero estava protegido. Fora da lista de jogadores que dão entrevista, sem participar até mesmo de amistosos ou de qualquer outra partida, sem estar presente em atividades do clube, como materiais promocionais e afins, distante do protagonismo que se esperava dele em sua contratação. A partir deste sábado, o peruano poderá ocupar o posto de figura relevante no elenco e no clube como era aguardado desde o acordo para sua chegada.

Ações de marketing nacional e internacional

Guerrero foi protagonista de uma série de ações de marketing em sua chegada. Festa, apresentação ao estilo das que ocorrem na Europa, número especial (79, alusivo ao último título Brasileiro do Inter), uniforme novo que estrearia com ele. Mas de nada adiantou já que dias antes da primeira partida a liminar que o autorizou a jogar a última Copa do Mundo e mais alguns jogos pelo Flamengo caiu.

Agora, o Internacional prevê uma série de ativações novas. Além de utilizar Paolo Guerrero em ações nacionais, o Colorado irá, em parceria com a Nike, utilizar o jogador como protagonista em ações fora do país.

"Presente" em festa de aniversário

A primeira ação com Paolo Guerrero é atrair público para o jogo deste sábado. No dia em que o Beira-Rio completa 50 anos, o jogador em campo tornou muito mais interessante uma semifinal com classificação bem encaminhada pela vitória no jogo de ida contra o Caxias. Ainda mais que serão os reservas a estarem em campo. Mas só a estreia dele, como "presente" no aniversário do Beira-Rio, já bastou para catapultar o perfil da partida.

Outro peso, outro respeito

A entrada de Paolo Guerrero, sob ótica do Inter, dá ao elenco um outro peso e gera outro respeito dos adversários. Não apenas no cenário nacional, mas fora do país. Com elenco formado por atletas não tão renomados, até então era D'Alessandro o pilar isolado de representatividade no exterior. E ainda que tenha feito uma boa campanha no Brasileiro passado, o Inter nunca esteve entre os mais acreditados no país. Com Guerrero, a situação será diferente.

Em campo, o resgate do que deu certo em 2018

Dentro de campo, a entrada de Paolo Guerrero no time simboliza o resgate do que deu certo em 2018. Um centroavante característico, de combate físico, vitória pessoal na força, capacidade de funcionar como pivô para aproximação dos centrais ou ainda segurar a bola para o avanço da linha de meio, que dá profundidade ao time, foi o que melhor funcionou no setor ofensivo vermelho na temporada passada. Sem este jogador no elenco a partir da saída de Leandro Damião, Odair Hellmann encontrou alternativa com Rafael Sobis. Mas poderá retomar o processo de criação utilizado anteriormente já deste sábado.

Internacional