Topo

Santos

Por retrofit, Peres busca investidores na Ásia; Arena e CT também em pauta

José Carlos Peres, presidente do Santos - Ivan Storti/Santos FC
José Carlos Peres, presidente do Santos Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

11/03/2019 13h10

O presidente José Carlos Peres viajou na manhã de hoje com destino à China e aos Emirados Árabes, na Ásia, em busca de investidores que possam realizar o sonhado retrofit na Vila Belmiro. No entanto, as discussões pela construção de uma Arena para o Santos e o novo CT também estão na pauta.

A informação da viagem publicada pelo portal "A Tribuna" e confirmada pelo UOL Esporte. A tendência é que o mandatário fique ao menos uma semana longe do Brasil, se reúna com empresários e conheça os projetos assinados por construtoras.

Segundo uma pessoa da diretoria ouvida pela reportagem, o Santos busca "ampliar o leque" de ofertas, já que não conseguiu chegar a nenhum acordo com investidores nacionais.

O objetivo primário da viagem é conseguir realizar o tão falado retrofit da Vila Belmiro. Peres vem falando sobre modernizar o estádio desde que assumiu a presidência do clube no início de 2018. Algumas obras já foram feitas, como a diminuição da altura dos vidros, a construção de um novo setor atrás do gol oposto ao placar e, agora, a substituição dos alambrados por vidros baixos.

Apesar dessas reformas, Peres revelou em reunião do Conselho Deliberativo que com o retrofit planeja aumentar a capacidade do estádio para cerca de 23 mil lugares, além de trazer restaurantes e transformar as arquibancadas em uma espécie de shopping. A ideia é transformar a Vila em um local multiuso trazendo até mesmo shows para o estádio. O projeto já existe e está orçado em cerca de 150 milhões de reais.

Arena não está descartada e novo CT também é pauta 

Mesmo com a prioridade clara sendo o retrofit da Vila Belmiro, algumas alas da diretoria santista acreditam que seria mais fácil convencer um investidor se fosse para construir uma nova e moderna Arena para o Santos. O grande problema dessa ideia é conseguir um terreno para viabilizar a construção.

Algumas áreas já foram oferecidas ao Peixe, mas não houve acerto entre as partes. Além disso, a diretoria prioriza uma área em Santos para o caso da construção de uma nova Arena, o que complica as coisas.

Outro projeto que voltou à pauta foi o do novo CT. Membros da diretoria santista veem prioridade nas construção de um novo local para treinos e pensam, inclusive, em realizar melhorias também no CT Rei Pelé. Tudo isso, no entanto, depende das conversas com os possíveis investidores.

Santos