Topo

Time inglês adota inteligência artificial para orientar decisões de técnico

Do UOL, em São Paulo

24/01/2019 14h51

O Wingate & Finchley FC é um clube semiprofissional que disputa a temporada 2018/2019 da Istjmian League, equivalente à sétima divisão do Campeonato Inglês. Atualmente, o clube é comandado pelo técnico Dave Norman - que, no entanto, ganhou uma ajuda inusitada para seu trabalho.

AI Coach vestiário - The Big Bang UK/Divulgação - The Big Bang UK/Divulgação
Imagem: The Big Bang UK/Divulgação
Em parceira com a The Big Bang, uma feira dedicada a promover jovens cientistas e engenheiros no Reino Unido, o Wingate & Finchley anunciou nesta quinta-feira (24) a adoção de um programa de Inteligência Artificial para ajudar no comando da equipe. O chamado AI Coach terá a função de indicar a escalação ideal para o time a cada jogo, além de recomendar orientações táticas frente às informações disponíveis de cada rival.

"O AI Coach foi criado por uma equipe de especialistas em inteligência artificial da GreenShoot Labs e se comporta como uma programação especializada, utilizando um sistema para determinar a melhor formação e o estilo de jogo contra cada oponente apresentado. Uma vez em uso, o AI Coach armazena dados de cada partida e, uma vez que um padrão comece a surgir relacionado à performance do time, é programado para dar recomendações mais direcionadas", apresenta a The Big Bang em seu site.

A novidade promete analisar quesitos como condicionamento físico, motivação e rendimento de jogadores em determinadas áreas do campo. Além disso, dados de forças e fraquezas de cada atleta também são armazenados para determinar formações mais eficientes e estilo de jogo a ser adotado, inclusive propondo mudanças no decorrer dos jogos.

Ai Coach com jogadores - The Big Bang UK/Divulgação - The Big Bang UK/Divulgação
Imagem: The Big Bang UK/Divulgação

Por enquanto, a novidade é aprovada na equipe. “Os fundamentos do futebol são exatamente os mesmos, independentemente de virem de um técnico virtual ou humano”, afirmou o técnico Dave Norman. “Fico mais do que feliz de adicionar a inteligência artificial à comissão técnica aqui no Wingate & Finchley. Acho que isso complementará imensamente nossa configuração e, espero, nos ajudará a conquistar três pontos”, completou.

AI Coach com técnico - The Big Bang UK/Divulgação - The Big Bang UK/Divulgação
Imagem: The Big Bang UK/Divulgação

Atualmente, o Wingate & Finchley ocupa a 20ª colocação entre os 22 times da Isthmian League, com 24 pontos em 24 jogos. O time deve entrar em campo no sábado (26), quando recebe o Brightlingsea Regent, rival que ocupa a 11ª colocação do torneio.