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Estudo: só 10 empresas exibiram marcas em espaço máster de times na Série A

Caixa patrocinou 15 em 20 clubes da Série A de 2017 em espaço máster ao longo do ano - Paulo Fernandes / Flickr do Vasco
Caixa patrocinou 15 em 20 clubes da Série A de 2017 em espaço máster ao longo do ano Imagem: Paulo Fernandes / Flickr do Vasco

Do UOL, em São Paulo

21/12/2017 11h03

Um estudo da Ibope/Repucom, divulgado nesta quinta-feira, mostra que apenas 10 empresas estamparam suas marcas no espaço máster dos uniformes dos 20 clubes da Série A ao longo de toda a temporada de 2017.

Entre elas, o domínio é da Caixa Econômica Federal, que esteve como patrocinadora máster em 15 dos 20 clubes em algum momento do ano. A empresa encerrou o contrato no meio da temporada com o Corinthians, que ainda teve em 2017 a Universidade Brasil e a Cia do Tenro no espaço mais nobre do uniforme.

A Chapecoense (Aurora), o Fluminense (Universal Channel e Zoom), São Paulo (Intermedium e Prevent Senior), Grêmio (Banrisul) e Palmeiras (Crefisa) foram os clubes que não tiveram a Caixa como patrocinador máster ao longo da temporada.

Contando outras locais no uniforme, como calção e mangas, a Caixa teve a sua marca estampada em 39 propriedades ao decorre do ano nos 20 clubes da Série A. A Banrisul foi a outra empresa pública presente nos uniformes dos times brasileiros no ano.

O estudo ainda mostra que o setor de construção foi o segmento mais presente em patrocínios, mas 18 dos 20 clubes tiveram uma empresa financeira no espaço máster. Foi a primeira vez também que um youtuber (Felipe Neto/ Neto´s) patrocinou um clube de futebol no Brasil (Botafogo).

O calção e a frente (máster) foram as propriedades mais utilizadas pelos clubes ao longo do ano, sendo que o meião foi o menos usado. Já as mangas se destacaram no índice de impacto e qualidade analisado pelo estudo, com boa visibilidade nas transmissões.

O estudo ainda analisou como a divulgação dos patrocinadores é feita pelo clube nas redes sociais. Todos os 20 clubes utilizaram seus canais de interação para promoção das marcas, sendo que o Facebook é a ferramenta mais utilizada pelos patrocinadores.

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