Topo

Na terra do Mundial, o CR7 que tem vida de rei e vale milhões é um camelo

Os camelos iniciam suas carreiras de atletas com um ano de idade - Divulgação
Os camelos iniciam suas carreiras de atletas com um ano de idade Imagem: Divulgação

Luiza Oliveira

Do UOL, em Dubai (Emirados Árabes)

18/12/2017 10h24

Ele é o melhor do mundo, vale milhões de euros, é tratado como um rei e acabou de ser campeão nos Emirados Árabes. Não, não estamos falando de Cristiano Ronaldo. No país que consagrou o Real Madrid o melhor do time do planeta, o verdadeiro ídolo é Takreem, um camelo.

Não é exagero dizer que é maior o atleta do país e tem vida de rei. "Ele é como Messi, como Pele”. Assim, o diretor do Dubai Camel Racing Club, Abdulla Alfallasi, definiu o animal de porte imponente e pernas longas.

Na verdade, ele também tem uma pitada de Usain Bolt. Na última final que disputou, saiu bem atrás, mas acelerou no fim e acabou ultrapassando seus concorrentes com largas passadas. Chegou com um tempo de 11:50:06 em 11km atingindo uma velocidade impressionante de 60km/h. A maioria não chega a 45km/h.

Como tudo que é top, tem seu preco. A estrela árabe esta avaliada em mais de 10 milhões de dirhams, (preço semelhante em reais),mas o interessado pode tirar o cavalo da chuva. Não esta à venda.

Takreem tem vários titulos, mas o último foi o do ‘Al Marmoum Heritage Camel Festival’,  a principal competicao de camelos do mundo que acontece todos os anos em Dubai. A premiacao dá o tom do tamanho do feito. Ele levou para casa um troféu que vale nada menos que 500 mil dirhams, um artefato comprido que tem as cores dos Emirados. Ainda foi premiado com uma bolada de 2 milhões de dirhans e um carro Range Rover.

Não sabemos o que ele fará com o carro. Mas dinheiro, definitivamente, não é problema para ele. Takeeem é integrante da família real. Seu dono é o principe de Dubai, Highness Sheikh Hamdan bin Mohammed bin Rashid Al Maktoum. Ele mora na fazenda e é tratado como um rei com um alimentacao a base de leite e mel. Tem uma equipe médica à sua disposicao e muitas mordomias.

Mas também nao tem vida fácil. Assim como Cristiano Ronaldo, ele sabe que não basta ter talento, é preciso muito esforço. No Pain, no gain. Por isso, tem uma rotina dura de atividades para atingir seus feitos. Ele faz dois treinamenros diários de 8 km e chega bem cansado ao fim do dia depois dos 16km percorridos.

Hoje, Takreem está na flor da idade com 4 anos. Deve competir até os seis anos e depois vai se aposentar com muito garbo e elegância para se dedicar à procricação. Seria mesmo um desperdício não melhor espalhar essa genética pelo mundo.

Nada mal para o melhor atleta do esporte mais tradicional do país. A corrida de camelos é muito forte nos países árabes e tem muitas semelhanças com a de cavalos, mas nao existe a figura do jóquei. Para guiá-los, sao colocados instrumentos que pesam 2kg nas costas dos animais e, por meio de um rádio, eles sao orientados por seus treinadores sobre o que devem fazer.

Os camelos iniciam suas carreiras de atletas com um ano de idade. No início, fazem atividades mais leves por 1km e o esforço vai crescendo até chegarem às competições em que são divididos em categorias por idades. Eles treinam em pistas que vão de 2km a 11km. As principais corridas têm uma distância de 8km.