Times europeus ignoram decisão da Fifa de reconhecer títulos mundiais
A decisão da Fifa de reconhecer os títulos da Copa Intercontinental, disputada entre 1960 e 2004, como mundiais, teve quase nenhuma repercussão entre os clubes europeus que conquistaram o torneio. Dos 12 campeões, apenas dois fizeram alguma menção ao "novo status" de seus troféus: o Porto, de Portugal, e o Estrela Vermelha, da Sérvia.
O Porto publicou em suas redes sociais que "a Fifa oficializou o que nós já sabíamos". O time português foi campeão mundial em 1987 e 2004, vencendo Peñarol-URU e Once Caldas-COL, respectivamente.
Já o Estrela Vermelha, que venceu a competição em 1991 contra o chileno Colo-Colo, também destacou a chancela da Fifa dada à Copa Intercontinental. O torneio não era organizado pela entidade máxima do futebol mundial, mas sim negociado entre a Conmebol e a Uefa, confederações continentais de América do Sul e Europa.
Já as outras dez equipes europeias que tiveram seus títulos reconhecidos nem sequer citaram a notícia em seus meios oficiais de comunicação. São elas: Real Madrid (campeão em 1960, 1998 e 2002), Milan (1969, 1989 e 1990), Inter de Milão (1964 e 1965), Ajax (1972 e 1995), Bayern de Munique (1976 e 2001), Juventus (1985 e 1996), Feyenoord (1970), Atlético de Madri (1974), Borussia Dortmund (1997) e Manchester United (1999).
Maioria dos Sul-Americanos exalta conquistas
O comportamento foi diferente na América do Sul, onde, dos 13 campeões da Copa Intercontinental, só cinco não citaram o reconhecimento da Fifa em seus canais oficiais: São Paulo e Grêmio, no Brasil, e Boca Juniors, River Plate e Racing, na Argentina.
Já Santos, Flamengo, Peñarol, Nacional, Independiente, Vélez Sarsfield, Estudiantes e Olimpia ressaltaram a decisão em suas redes sociais. Confira algumas manifestações:
Nacional-URU:
Independiente-ARG:
Vélez-ARG:
Estudiantes-ARG:
Olimpia-PAR:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.