Topo

"Fluente em futebol", Richarlison já convence e vira sensação na Inglaterra

Do UOL, em São Paulo

24/08/2017 04h00

Apesar de conhecido e disputado por times do Brasil, quando Richarlison partiu do Fluminense rumo à Inglaterra não poderia imaginar que teria tanta facilidade para convencer os torcedores, a imprensa e os próprios companheiros de time de seu talento.

Com uma barreira importante entre ele e seus companheiros por não falar uma palavra em inglês, o investimento de R$ 46 milhões chegou a assustar por se tratar de um jogador até então desconhecido no país. Susto que não durou duas rodadas do Campeonato Inglês.

Seu companheiro de clube Nathaniel Chalobah explicou como é a comunicação com Richarlison. Simples: com fluência na arte do futebol.

"Você pode ver que ele é muito talentoso, está com a gente há apenas algumas semanas. A língua é difícil, mas ele é fluente em futebol e todos do time entendemos o que ele pretende fazer em campo", disse Chalobah sobre o brasileiro.

As aulas de inglês já começaram, mas em campo as primeiras atuações do ex-jogador do Fluminense provam as palavras do colega de Watford.

Primeiro em sua estreia contra o Liverpool, quando entrou no segundo tempo e participou da jogada que culminou no gol de empate por 3 a 3 nos últimos minutos do duelo. No segundo jogo, a estreia como titular, balançou as redes e encantou com boas jogadas no gramado. Fora o baile. A atuação teve direito a chapéu e caneta no adversário.

Perdeu com a equipe para o Bristol City na Copa da Liga Inglesa, é verdade, mas nada que abale a empolgação pelo reforço de apenas 20 anos.

Na arquibancada não é diferente. Richarlison ganhou até uma música com seu nome. O coro da torcida do Watford foi inconfundível ao saudar o brasileiro em campo: "Richaaaaarlison". E não foi só isso.

Após criticar o valor gasto para tirar o brasileiro do Fluminense, a imprensa inglesa já apresenta “a nova estrela do Watford” com encantamento.

“Os seus companheiros de clube não conseguem entender uma palavra que sai de sua boca, mas não têm problemas para interpretar o que ele faz com os pés. Richarlison demonstrou que tem uma compreensão do futebol mais fina do que muitos ao se tornar o primeiro brasileiro a marcar com a camisa do Watford no Campeonato Inglês”, escreveu o Daily Mail sobre o jogador após sua atuação contra o Bournemouth fora de casa, quando fez seu primeiro gol em sua primeira partida como titular.

O tradicional The Times chamou o brasileiro de “nova sensação” em uma matéria que apresentou o jogador de 20 anos ao público após a partida contra o Bournemouth. “Tirar o jogador do Fluminense pode ter sido um negócio interessante”, publicou.

“Ele não perdeu tempo algum para impactar seus novos colegas depois de tentar o empate no último minuto de jogo contra o Liverpool e ajudar o Watford na vitória contra o Bournemouth”, disse o Mirror.

Richarlison será a principal esperança do Watford para se manter na parte de cima da tabela no próximo sábado (26), quando a equipe enfrenta o Brighton em casa.