Topo

Grêmio diz 'não' a Sampdoria e faz contraproposta para saída de Luan

Grêmio quer ficar com Luan até dezembro e planeja negociar com time italiano - Ricardo Rimoli/AGIF
Grêmio quer ficar com Luan até dezembro e planeja negociar com time italiano Imagem: Ricardo Rimoli/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

31/07/2017 04h00

O Grêmio recusou a segunda proposta da Sampdoria por Luan, 24, mas não fechou as portas ao time italiano. Pelo contrário. O Tricolor respondeu aos italianos que está aberto a escutar uma nova oferta, com reajuste nos valores. As tratativas deverão avançar nesta semana.

Além do Grêmio, os investidores que possuem percentual dos direitos de Luan também não se interessaram pelos valores ofertados.

Luan tem os direitos divididos com quatro entes. O Grêmio detém 70% e três investidores reparem, igualmente, os outros 30%.

Publicamente o Grêmio não é categórico e mantém nas entrelinhas a negativa. A estratégia é não afastar o interessado e negociar um acordo financeiro que possa sanar as demandas financeiras do clube gaúcho. Outra ideia é conseguir manter Luan em Porto Alegre até dezembro, para seguir disputando os títulos da temporada.

“Não está encerrado o assunto. Mas da forma como ele foi apresentada, não interessa. Precisamos conversar”, disse Odorico Roman, vice de futebol do Grêmio. “Não vou entrar em detalhes, debater se vai ser feito isso ou aquilo. Que contraproposta o Grêmio vai fazer. Temos que conversar com o jogador, o empresário e a Sampdoria para ver se o assunto evolui”, completou o dirigente.

Uma das possibilidades é reduzir o valor mediante saída na próxima janela de transferências da Europa, em janeiro. Ou então reduzir o percentual a ser repassado. Mantendo, assim, uma fatia dos direitos de olho em venda futura no velho continente.

Um elemento importante no cenário é o contrato do jogador. Com as negociações de renovação paradas após desacerto sobre valor da multa rescisória, Luan segue cumprindo o acordo que se encerra em setembro do ano que vem.

A proximidade do final do vínculo deixa o Grêmio correndo contra o relógio. O estafe de Luan descarta saída livre, via pré-contrato, mas o curto período enfraquece qualquer pedido financeiro do Tricolor. E o valor deve ficar menor com o passar do tempo.

O plano inicial era vender Luan por 25 milhões de euros (R$ 91,9 milhões na cotação atual). O valor já caiu – também por conta da ideia de saída somente em dezembro. E a primeira oferta da Sampdoria, considerada ‘muito baixa’, previa 12 milhões de euros (R$ 44 milhões) ao Grêmio. Os valores da segunda investida italiana não foram revelados, mas segundo os envolvidos sofreram aumento.