Topo

Polícia usa gás lacrimogêneo contra torcedores ingleses na França

Da EFE

Em Marselha (França)

10/06/2016 05h58

Cerca de 200 torcedores ingleses foram dispersados pela polícia francesa na madrugada desta sexta-feira em Marselha, após distúrbios no porto velho da cidade. A Federação de Futebol da Inglaterra condenou a ação da torcida da Inglaterra. 

Os torcedores ingleses, que começaram a chegar a Marselha na tarde da quinta-feira para o jogo de estreia da Inglaterra na Eurocopa, contra a Rússia, foram se reunindo nos bares do porto velho e, durante a madrugada, se envolveram nos primeiros incidentes, com brigas com jovens franceses, com cadeiras arremessadas nos estabelecimentos.

Em nota oficial, a polícia francesa confirmou o problema e disse que um torcedor inglês foi preso após o confronto.

"Torcedores ingleses chegaram ontem a Marselha sem problemas. Próximo da meia-noite, houve um confronto quando aproximadamente 70 locais se aproximaram de um pub em que os ingleses confraternizavam. Foi uma rápida confusão com a polícia francesa e um torcedor inglês foi preso. Não estamos cientes de nenhuma outra confusão na madrugada", falou.

Em algumas redes sociais, torcedores franceses postaram mensagens com os dizeres: "Bem-vindos, torcedores ingleses". No entanto, nas ruas, a torcida inglesa provocou de forma violenta com cantos fazendo referência aos atentados terroristas na França, do Estados Islâmico. Os ingleses gritavam: "Estado Islâmico, onde estão vocês"?

Kevin Miles, presidente-executivo da Federação de Torcedores disse na embaixada da Inglaterra, em Marselha que os franceses provocaram os torcedores ingleses.

"Não há um grande número de torcedores ingleses na cidade ainda. As pessoas estavam bebendo e cantando, a segurança policial deixou que os franceses fossem em frente com as provocações. Foi tudo muito bem até que um grupo de cerca de 30 a 40 moradores apareceu, acho que com a intenção de provocar os torcedores da Inglaterra. Nestas condições, é o trabalho do policial para prevenir”, comentou. 

A Federação Inglesa publicou um comunicado em sua página na internet na manhã desta sexta (10) e condenou a atitude de sua torcida. “Estamos muito desapontados com as cenas de desordem em Marselha de ontem à noite e condenamos esse tipo de comportamento. O caso está nas mãos das autoridades para que os responsáveis sejam identificados e punidos apropriadamente. A Federação de Futebol Inglesa apoia torcedores que vêm para Marselha com respeito para curtir o jogo contra a Rússia”, diz a nota. 

A intervenção da polícia antidistúrbios, com cachorros e gás lacrimogêneo, dispersou os 200 torcedores britânicos que se encontravam na área, segundo o jornal "Le Monde".

Inglaterra e Rússia se enfrentam neste sábado na primeira rodada do Grupo B da Euro, no Velodrome, em Marselha. Aproximadamente 1.100 policiais farão a segurança no entorno do estádio e outros 650 na fanzone, em um duelo classificado como de alto risco pelas forças de segurança. 

São esperados que 70 mil torcedores ingleses cheguem à França neste final de semana para a Eurocopa. Alguns, sem ingressos.