PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Bayern é o clube mais popular entre torcedores chineses, aponta estudo

Presença em jogos na China aumentou popularidade do Bayern no país - WU HONG/EFE
Presença em jogos na China aumentou popularidade do Bayern no país Imagem: WU HONG/EFE

Do UOL, em São Paulo

28/01/2016 08h41

Nada de Barcelona ou Real Madrid. O clube mais popular entre os torcedores chineses é o Bayern de Munique.

De acordo com o relatório da consultoria esportiva Mailman, o clube alemão lidera a lista de clubes mais populares da China. A pesquisa é feita com base em sucesso comercial e acompanhamento em mídias sociais, entre outros critérios.

“A China é diferente do resto da Ásia, e os clubes acharam difícil ter sucesso aqui no passado”, diz Andrew Collins, diretor executivo da Mailman, à rede de TV britânica BBC. “Mas isso está mudando agora. Os governantes chineses querem promover o esporte internacional, principalmente o futebol, e isso torna a população mais ativa”, completa.

Em mídias digitais, o Bayern de Munique lidera a preferência entre torcedores chineses, pouco à frente de Manchester United, Liverpool, Real Madrid e Arsenal. O Barcelona é apenas o sexto colocado, à frente de Milan, Tottenham, Manchester City e Paris Saint-Germain.

Para a consultoria, dois motivos explicam a liderança do Bayern. Além de ir à China para realizar amistosos, como fez em julho, o Bayern, também tem uma política de venda de direitos de TV que o coloca com frequência em canais do país. Os ingleses têm presença forte nas televisões chinesas, mas com jogos distribuídos entre clubes.

Futebol