Topo

Inglaterra vence a Lituânia em casa e segue 100% nas eliminatórias da Euro

Do UOL, em São Paulo

27/03/2015 18h35

A Inglaterra mantém a boa fase após o fracasso na Copa do Mundo. Nesta sexta-feira, no estádio de Wembley, em Londres, a seleção venceu a Lituânia por 4 a 0 em jogo válido pelas eliminatórias da Eurocopa 2016. Rooney, Welbeck, Sterling e Kane, na sua estreia pela equipe inglesa, marcaram os gols da vitória. Com 100% de aproveitamento em cinco jogos do torneio qualificatório, os ingleses seguem tranquilos na liderança do Grupo E.

A equipe do técnico Roy Hodgson soma sete vitórias após a eliminação na primeira fase da Copa do Mundo. Após o Mundial, a Inglaterra venceu dois amistosos, contra Noruega (1 a 0) e Escócia (3 a 1).

A cinco rodadas do fim das eliminatórias da Eurocopa, a equipe tem seis pontos de vantagem sobre Eslovênia e Suíça, que dividem a segunda colocação. Os dois primeiros da chave se garantem na Euro, enquanto o terceiro terá de disputar a repescagem. Ainda nesta sexta-feira, a Suíça venceu a Estônia por 2 a 0 e a Eslovênia derrotou San Marino por 5 a 0.

Na próxima rodada, a Inglaterra, com a classificação praticamente garantida, enfrenta a Eslovênia fora de casa. Antes, o time inglês disputa dois amistosos: contra a Itália, em Turim, e a Irlanda, em Dublin.

Rooney, com o gol marcado contra a Lituânia, chegou à marca 47 gols com a camisa da seleção e ficou a apenas um de Gary Lineker. Bobby Charlton, o maior goleador do English Team, marcou 49 gols pela equipe da Inglaterra. Em contrapartida, Harry Kane balançou as redes logo na sua estreia. O artilheiro do Tottenham, de 21 anos, precisou de apenas três minutos em campo para marcar.

Fases do jogo

Logo aos três minutos de jogo, Wayne Rooney quase abriu o marcador. Após receber na frente, o atacante invadiu a área e, frente a frente com o goleiro, acertou a trave. Pouco depois, o camisa 10 da seleção inglesa conseguiu abrir o placar. A jogada começou com Welbeck, que colocou a bola entre as pernas do lateral e chutou forte para o gol. No rebote do goleiro Arlauskis, Rooney fez de cabeça.

Aos 18, Rooney voltou a acertar a trave depois de cruzamento de Welbeck. O camisa 10, novamente de cabeça, tentou encobrir o goleiro, mas acertou o travessão. Aos 32, a Lituânia chegou a assustar os ingleses, em uma das poucas jogadas de ataque da partida. 

Nos minutos finais do primeiro tempo, Welbeck ampliou, também de cabeça. Após cruzamento na área, o atacante cabeceou e contou com o desvio de Kijanskas para marcar o segundo gol da Inglaterra.

No segundo tempo, a pressão inglesa continuou. Welbeck escapou pelo lado direito aos oito minutos, invadiu a área e bateu forte para nova defesa de Arlauskis. O goleiro, no entanto, não conseguiu impedir o terceiro gol inglês, cinco minutos depois. No lance, Rooney cruzou e Sterling finalizou sem dar chances a Arlauskis.

Aos 25 minutos, Rooney deu lugar a Kane, que, aos 21 anos, fez a sua estreia com a camisa da seleção inglesa. Três minutos depois, o artilheiro do Tottenham marcou o quarto gol, em nova conclusão de cabeça. O estreante tocou para o gol quase sem ângulo. O goleiro fez a defesa, mas caiu com a bola dentro da própria meta.

O melhor: Welbeck - Com muita movimentação, o camisa 9 da Inglaterra marcou um gol e participou do primeiro, marcado por Rooney. Na ocasião, o atacante colocou a bola entre as pernas do lateral e finalizou com força. No rebote do goleiro, Rooney fez o primeiro.

O pior: Kijanskas - O capitão da Lituânia atrapalhou o goleiro no segundo gol inglês ao tentar cortar a cabeçada de Welbeck. Com o desvio do zagueiro, Arlauskis não pôde

Chave do jogo: A pressão inglesa desde o começo do jogo. Em seis minutos, a Inglaterra chegou duas vezes com perigo. Rooney, primeiro, acertou a trave. No lance seguinte, o camisa 10 abriu omarcador. Welbeck ampliou ainda no primeiro tempo.

Para lembrar:
A Inglaterra também se manteve invicta nas eliminatórias da Euro 2012. Em oito jogos, o time inglês venceu cinco vezes, com três empates. Na competição europeia, a equipe acabou eliminada pela Itália, nos pênaltis. Na primeira fase, os ingleses alcançaram a liderança do grupo, à frente da França.