Topo

Brasil segue sina, perde para Croácia nos pênaltis e está fora da Copa

Neymar e Antony lamentam eliminação do Brasil diante da Croácia - Jewel SAMAD / AFP
Neymar e Antony lamentam eliminação do Brasil diante da Croácia
Imagem: Jewel SAMAD / AFP
Gabriel Carneiro, Igor Siqueira, Danilo Lavieri e Pedro Lopes

Do UOL, em Doha (Qatar)

09/12/2022 14h46Atualizada em 09/12/2022 18h13

Classificação e Jogos

O Brasil está eliminado da Copa do Mundo do Qatar 2022. A seleção perdeu para a Croácia nos pênaltis após empate em 1 a 1 na prorrogação na tarde de hoje (9), no estádio Cidade da Educação. Os gols foram marcados por Neymar e Petkovic, ambos já na prorrogação. Nas penalidades, os atuais vice-campeões do mundo venceram por 4 a 2.

A decisão foi para os pênaltis e, na primeira cobrança, Rodrygo parou no goleiro Livakovic. A Croácia seguiu sem perder nenhuma cobrança. Na quarta batida, Marquinhos acertou a trave e mandou o Brasil para casa.

A derrota representou a continuidade de um jejum que já dura desde a Copa de 2002: o Brasil não consegue passar por adversários europeus nas quartas de final do Mundial. A seleção caiu para a França em 2006, para a Holanda em 2010 e para a Bélgica em 2018 — em 2014, caiu nas semis para a Alemanha.

A partida foi bastante disputada, com a Croácia dando poucos espaços para o Brasil e conseguindo sair na criação de jogadas, sobretudo pelo lado direito com Juranovic ou com Modric recuando para armar. O Brasil encontrou poucos espaços e parou no goleiro Livakovic ao longo dos 90 minutos.

Na prorrogação, brilhou a genialidade do craque do time: Neymar tabelou duas vezes, invadiu a área, driblou o goleiro e marcou o gol do 1 a 0 no fim do primeiro tempo da prorrogação. A Croácia seguiu lutando e empatou perto do fim da segunda etapa da prorrogação: Petkovic finalizou em cruzamento de Orsic, a bola desviou no joelho de Marquinhos e matou Alisson.

Com o resultado, a Croácia avançou para a semifinal da Copa do Mundo do Qatar 2022 e terá pela frente o vencedor entre Argentina e Holanda, que se enfrentam hoje (9), às 16h. Os croatas voltam a campo na próxima terça-feira (13), às 16h.

Muita dificuldade

O primeiro tempo do Brasil foi aquém do esperado. A Croácia teve domínio no meio-campo, dividiu a posse de bola e cedeu poucos espaços ao time de Tite. Em compensação, o goleiro Alisson também não trabalhou na etapa inicial.

O Brasil teve Casemiro abaixo do desempenho ideal. Em contrapartida, Modric brilhou pela Croácia e ditou o ritmo. O jogador do Real Madrid recuou para buscar a bola e abriu terreno para os croatas.

Vini Jr foi o melhor do Brasil e travou duelo pessoal com Juranovic, lateral-direito da Croácia. Juranovic tentou segurar Vini indo muito ao fundo, mas o atacante ganhou alguns embates individuais e foi a válvula de escape.

Goleiro salva

O Brasil voltou num ritmo melhor para a etapa final. No primeiro minuto, Gvardiol desviou contra um cruzamento de Raphinha e obrigou Livakovic a fazer grande defesa. Aos 3, Neymar parou na defesa e Vini Jr em Livakovic. Na origem da jogada, Juranovic tocou com o braço na bola, mas o lance foi invalidado e o pênalti não foi marcado.

No minuto 9, Richarlison fez boa jogada individual e deixou Neymar na cara do gol, mas o camisa 10 parou de novo no goleiro Livakovic. Tite trocou os pontas e colocou Antony e Rodrygo para as saídas de Raphinha e Vini Jr e o Brasil seguiu em cima. Aos 20, Lucas Paquetá aproveitou erro da defesa e outra vez Livakovic fez milagre.

Com 30 jogados, nova oportunidade clara para o Brasil com Neymar, que parou no paredão Livakovic após bom passe de Rodrygo. Aos 35, Rodrygo serviu o sumido Paquetá, mas o chute foi no meio. No fim, a seleção tentou, mas 0 a 0 persistiu. E a Croácia terminou o tempo regulamentar com mais posse de bola (44 x 42%). E foi para a quinta prorrogação nos últimos seis jogos eliminatórios de Copa.

Veja fotos da partida entre Brasil e Croácia pela Copa do Mundo do Qatar

Neymar brilha, mas...

A Croácia baixou as linhas e deu ainda menos espaços ao Brasil, que parecia ansioso para criar jogadas e passou a cruzar e finalizar de longe. No último minuto do primeiro tempo da prorrogação, porém, o camisa 10 apareceu.

Neymar recebeu com espaço e poderia ter chutado, mas tabelou com Rodrygo e depois com Lucas Paquetá, invadiu a área, deixou o goleiro Livakovic no chão e finalmente balançou as redes para o Brasil.

Na última parte do jogo, Tite deixou o time mais equilibrado com as entradas de Alex Sandro e Fred nos lugares de Éder Militão e Lucas Paquetá e o Brasil deveria sofrer menos, mas acabou levando um gol de contra-ataque. Modric tocou para Vlasic, que abriu com Orsic e o cruzamento encontrou Petkovic. O chute desviou em Marquinhos e matou Alisson. 1 a 1 e decisão por pênaltis.

Na marca da cal

O Brasil perdeu o primeiro pênalti com Rodrygo, que parou em Livakovic. Majer, Casemiro, Modric, Pedro e Orsic converteram até Marquinhos também perder. 4 a 2 para a Croácia nas penalidades.

Repeteco

O técnico Tite repetiu a escalação do Brasil pela primeira vez na Copa do Mundo. Mesmo com Alex Sandro recuperado de lesão no quadril, a seleção foi a campo com o lateral-direito Danilo na esquerda e o zagueiro Éder Militão na ala pela direita. Foi a formação da goleada por 4 a 1 sobre a Coreia do Sul nas oitavas de final.

Sustos

Logo nos primeiros minutos de jogo, Éder Militão e Richarlison sentiram o que poderiam ser problemas musculares. Daniel Alves, Fred e Pedro foram para o aquecimento e Tite ficou atento, mas a dupla continuou na partida. Nesta Copa do Mundo, o Brasil já lidou com lesões de Neymar, Danilo e Alex Sandro e perdeu Alex Telles e Gabriel Jesus. Richarlison fez tratamento com gelo na coxa quando foi substituído para a entrada de Pedro.

Sem cansaço

Depois da vitória sobre a Coreia do Sul, alguns jogadores, como o capitão Thiago Silva, destacaram a vantagem do descanso. O Brasil poupou na última rodada e venceu com facilidade a Coreia, enquanto a Croácia não preservou seus atletas e ainda eliminou o Japão na prorrogação. Mesmo assim, os croatas não mostraram déficit físico e ganharam força com as substituições.

Recorde de Neymar

Nas contas da Fifa, Neymar alcançou os 77 gols, mesmo número do Rei Pelé. Pelas contas da CBF, que considera partidas contra clubes e combinados, o Rei ainda tem larga vantagem na liderança, com 95 gols. Pelé precisou de apenas 91 jogos para balançar a rede em 77 oportunidades. Neymar atuou em 123 até agora.

FICHA TÉCNICA:

BRASIL 1 (2) x 1 (4) CROÁCIA

Local: Estádio Cidade da Educação, em Doha (Qatar)
Data: 9 de dezembro de 2022 (sexta-feira)
Horário: 12h (de Brasília)
Árbitro: Michael Oliver (Inglaterra)
Assistente 1: Stuart Burt (Inglaterra)
Assistente 2: Gary Beswick (Inglaterra)
VAR: Pol Van Boekel (Holanda)
Público: 43.893 pessoas
Cartões amarelos: Danilo, Casemiro e Marquinhos (Brasil) e Brozovic e Petkovic (Croácia)

GOLS:
Brasil:
Neymar, aos 15 minutos do primeiro tempo da prorrogação
Croácia: Petkovic, aos 11 minutos do segundo tempo da prorrogação

BRASIL: Alisson, Éder Militão (Alex Sandro), Thiago Silva, Marquinhos e Danilo; Casemiro e Lucas Paquetá (Fred); Raphinha (Antony), Neymar e Vini Jr (Rodrygo); Richarlison (Pedro). Técnico: Tite

CROÁCIA: Livakovic; Juranovic, Lovren, Gvardiol e Sosa (Budimir); Brozovic (Orsic), Modric e Kovacic; Pasalic (Vlasic), Kramaric (Petkovic) e Perisic. Técnico: Zlatko Dalic

Quem deve assumir a seleção brasileira após a saída de Tite?

Enquete encerrada

Total de 4618 votos
32,87%
WANDERSON OLIVEIRA/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO
31,42%
Divulgação/Manchester City
8,38%
Reprodução/SporTV
5,72%
GERALDO BUBNIAK/AGB/ESTADÃO CONTEÚDO
5,31%
Thiago Ribeiro/AGIF
5,20%
Gil Gomes/AGIF
4,22%
Lucas Uebel/Gremio FBPA
2,38%
Alessandra Torres/AGIF
1,84%
Jorge Rodrigues/AGIF
1,54%
Matthias Hangst/Getty Images
1,13%
Ettore Chiereguini/AGIF

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado, o Brasil foi eliminado pela França em 2006 e pela Holanda em 2010. Os erros já foram corrigidos.