Topo

Copa: Tite diz que Neymar joga contra Coreia do Sul; Alex Sandro está fora

Gabriel Carneiro, Igor Siqueira, Danilo Lavieri e Pedro Lopes

Do UOL, em Doha

04/12/2022 09h39

Classificação e Jogos

Direto e reto. Com uma palavra. O técnico Tite confirmou hoje (4) que Neymar vai jogar contra a Coreia do Sul, no jogo da seleção brasileira pelas oitavas de final da Copa do Mundo, amanhã (5).

"Sim!", foi a resposta dada em uma pergunta sobre a escalação do camisa 10, originalmente feita ao zagueiro Thiago Silva.

Depois, quando a pergunta foi diretamente feita a ele. Tite explicou que a ideia é Neymar ser mesmo titular, caso vá a campo e ocorra tudo bem no treino de hoje à tarde, que começa às 12h (de Brasília). O técnico também disse que o lateral Danilo está de volta. Por outro lado, o lateral-esquerdo Alex Sandro não joga.

"Ele vai treinar hoje à tarde. Treinando hoje à tarde, vai estar, sim, no jogo. Eu não gosto, não faço e não passo informação que não seja verdadeira. Quero ter credibilidade em relação a vocês. Ele vai treinar hoje à tarde e, estando bem, vai para o jogo. Os outros dez eu não escalo", comentou o treinador, escondendo os demais titulares para o duelo com os coreanos.

Neymar ficou fora depois do primeiro jogo do Brasil na Copa, contra a Sérvia, dia 24, após sofrer uma lesão no ligamento colateral do tornozelo direito. O jogador voltou a treinar no campo ontem (3) e estava feliz e sorridente no campo.

"Para aqueles que voltam que possam estar bem, temos um ganho importante e tenho certeza que eles podem agregar muito", disse Thiago Silva.

A referência também vale para o lateral-direito Danilo, que também lesionou o tornozelo (esquerdo), contra os sérvios. Danilo já estava em fase mais avançada de recuperação, diferentemente de Alex Sandro, que não treinou no campo ontem e, segundo o próprio Tite, está fora do jogo. O técnico da seleção deu uma dica de que o jogador da Juventus, por já ter atuado na lateral esquerda, deve ocupar o setor diante dos coreanos.

Ainda no assunto Neymar, Tite disse que prefere a escalação do melhor jogador desde o início, sem pensar na hipótese de eventual prorrogação ou disputa de pênaltis.

"A escalação do Neymar tem pressuposto saúde", disse o técnico. "Ratificando: a gente paga o preço de ser melhor, queremos ser mais competentes e melhores, não pagar preço de saúde. A escalação do Neymar tem pressuposto saúde, departamento médico e departamento físico, deixo transparente. eu prefiro a utilização do meu melhor desde o início, eu, e o técnico tem que assumir suas responsabilidades", completou.

Desde a lesão, Neymar fez tratamento intenso na fisioterapia. Jogadores e membros da comissão técnica disseram ao longo dos dias que o jogador passava 24h nos esforços para se recuperar o mais rápido possível para voltar a atuar ainda nesta Copa. De início, uma foto publicada pelo próprio camisa 10 do tornozelo inchado chamou atenção. Dias depois, quando ele já estava na piscina, o cenário já era mais favorável ao retorno aos treinos.

Ontem, foi a primeira vez que Neymar foi a campo desde o carrinho que levou diante dos sérvios. A lesão o fez chorar na ocasião, mas a recuperação trouxe de novo motivos para sorrir.

Sem Neymar, o Brasil venceu a Suíça por 1 a 0 e perdeu para Camarões pelo mesmo placar, quando já estava classificada. A seleção enfrenta enfrenta a Coreia do Sul, amanhã (5), às 16h (de Brasília), no estádio 974, em Doha, no Qatar.