Topo

Brasil é o time que mais usou atletas, recupera bola rápido e corre pouco

Seleção usou reservas contra Camarões - Tim Nwachukwu/Getty Images
Seleção usou reservas contra Camarões Imagem: Tim Nwachukwu/Getty Images

Colunista do UOL, em Doha (QAT)

04/12/2022 08h30Atualizada em 04/12/2022 09h03

Classificação e Jogos

A seleção brasileira é a seleção que mais utilizou jogadores na Copa-2022. É ainda uma equipe uma das equipes mais eficientes para roubar a bola depois de perdê-la e, por isso, corre pouco em relação aos demais. Os dados são de um levantamento feito pela Fifa na primeira fase da competição.

O técnico Tite escalou 25 jogadores até agora no Mundial, sendo o goleiro Weverton o único que ainda não entrou em campo. Depois do Brasil, Portugal e França são os times que mais usaram atletas, com um total de 24 cada um. Classificados por antecipação na fase de grupos, os três usaram reservas no último jogo.

Membro do grupo técnico da Fifa, Klismann disse que, como técnico, não gosta da ideia de ter 26 jogadores no grupo, lista alongada pela Fifa. "Quando você já classificou, você quer manter seu pessoal feliz", disse ele, sobre administração de grupo.

A opção de Tite por escalar reservas é mais explicada pela questão física, além deste ponto de gerir o grupo. O chefe global da Fifa para desenvolvimento do futebol, Arsène Wenger, disse que ainda é cedo para avaliar a vantagem física da decisão de usar reservas. "Podemos tirar uma foto (do quatro) para depois analisar se teve um impacto nos estágios finais da competição."

No aspecto físico, o Brasil é uma das seleções que menos corre na Copa. É o quinto time com menor distância percorrida até agora com uma média de 110km por jogo, considerando todos os jogadores. A Argentina está em último no ranking com 105km. A França está próximo dos brasileiros, com 111km. Quem mais correu até agora foi os EUA com 123km.

Esse dado, no entanto, não significa que o time brasileiro está mal preparado fisicamente. Na visão dos técnicos da Fifa, esse é um efeito de a seleção ser um dos times mais eficientes para retomar a bola.

Os dados da entidade mostram que os times da Conmebol demoram 14,9 segundos para recuperar a posse na primeira fase. No caso dos europeus, esse índice é de 18,1s. Brasil e Argentina são os mais eficientes em recuperar, segundo a Fifa.

"Os clubes que recuperam a bola mais rápida, correm menos. Há uma ligação. Argentina pode aumentar esse número", analisou Wenger. Ou seja, a equipe retoma a bola, consegue circula-la e com isso não tem que ficar perseguindo adversários na marcação.

O Brasil também está próximo do topo no ranking de maior número de conclusões a gols. A Alemanha, já eliminada, lidera a lista com 67 conclusões, seguida por Brasil e França com 52 arremates cada.