Topo

Argentina reencontra técnico que já a goleou e joga na 'casa' da Austrália

O estádio Ahmad Bin Ali, casa do Al Rayyan, foi feito com mais de 80% de materiais reciclados ou reutilizados. - Divulgação/Fifa
O estádio Ahmad Bin Ali, casa do Al Rayyan, foi feito com mais de 80% de materiais reciclados ou reutilizados. Imagem: Divulgação/Fifa

Colunista do UOL, em Doha (Qatar)

03/12/2022 08h13Atualizada em 03/12/2022 08h29

Classificação e Jogos

O jogo entre Argentina e Austrália, neste sábado, às 16h (de Brasília), será disputado no estádio Ahmad Bin Ali, chamado de Al-Rayyan. É o primeiro dos oito estádios da Copa do Mundo a se despedir do torneio.

A partida de oitavas de final será a sétima disputada no Al-Rayyan. As seis anteriores tiveram apenas nove gols marcados, com um 0 a 0, justamente o placar que eliminou a Bélgica no confronto contra a Croácia. A média de público foi de 42.414 espectadores, e o estádio deve receber lotação máxima (45 mil) para ver Messi.

A seleção australiana disputou as três partidas de primeira fase em outro estádio, o Al Janoub, mas ainda assim chama de "casa" o palco do duelo contra os argentinos. Isso porque, em junho, a Austrália jogou no Al-Rayyan as duas partidas de repescagem que lhe deram a classificação para a Copa do Mundo - primeiro, a vitória por 2 a 1 sobre os Emirados Árabes, na asiática, e depois o empate por 0 a 0 contra o Peru, seguido de vitória nos pênaltis, na repescagem mundial.

"O Qatar se transformou em nosso segundo lar, pois tivemos de jogar aqui várias partidas de eliminatórias e as repescagens. Foram viagens longas e duras, mas serviram para nos unir e nos acostumar com o ar condicionado dos estádios", falou Graham Arnold, técnico da Austrália. "Eu poderia escrever um livro sobre as dificuldades de jogar eliminatórias durante a pandemia, mas aquele esforço se transformou em carinho das pessoas por aqui. Nos sentimos muito bem nesse lugar".

Austrália e Argentina já se enfrentaram sete vezes na história, com cinco vitórias argentinas. A mais importante em novembro de 93, pela repescagem mundial e Maradona em campo. Mas o primeiro jogo entre elas ocorreu em 1988, em um quadrangular organizado para comemorar o Bicentenário da Austrália. Estavam presentes a anfitriã, a então campeã do mundo, a campeã asiática (Arábia) e o Brasil.

A Austrália venceu a Argentina por 4 a 1, e o atual técnico, Arnold, jogou aquela partida. O Brasil seria campeão do quadrangular, vencendo a Austrália por 2 a 0, com gols de Romário e Muller.

Qual o estádio mais bonito da Copa do Mundo?

Resultado parcial

Total de 788 votos
4,06%
Gabriel Carneiro/UOL Esporte
1,02%
David Ramos/Getty Images
15,10%
David Ramos/Getty Images
40,61%
David Ramos/Getty Images
8,12%
David Ramos/Getty Images
1,40%
David Ramos/Getty Images
9,52%
Divulgação/qatar2022.qa
20,18%
David Ramos/Getty Images