Topo

Brasil poupa titulares e perde para Camarões, mas avança em primeiro

Jogadores do Brasil lamentam derrota do Brasil para Camarões pelo grupo G da Copa do Mundo - Ian MacNicol/Getty Images
Jogadores do Brasil lamentam derrota do Brasil para Camarões pelo grupo G da Copa do Mundo Imagem: Ian MacNicol/Getty Images
Gabriel Carneiro, Igor Siqueira, Danilo Lavieri e Pedro Lopes

Do UOL, em Doha (Qatar)

02/12/2022 18h00Atualizada em 02/12/2022 19h41

Classificação e Jogos

O Brasil poupou seus titulares e perdeu por 1 a 0 para Camarões na tarde de hoje (2), no estádio Lusail, pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo do Qatar 2022.

Mesmo com a derrota, a seleção avançou na liderança do Grupo G com os mesmos seis pontos da Suíça, mas com um gol a mais de saldo (2 contra 1). Os africanos chegaram a quatro pontos, mas foram eliminados.

O time de Tite volta a campo na segunda-feira (5), às 16h (de Brasília), para enfrentar a Coreia do Sul, no estádio 974, pelas oitavas de final. Se avançar, o Brasil terá pela frente o vencedor entre Croácia e Japão. A Suíça medirá forças com Portugal na abertura do mata-mata.

Primeiro tempo de poucas emoções

Mesmo com time reserva, o Brasil ditou o ritmo do jogo contra Camarões, mas foi outra vez para o intervalo no zero. O destaque foi Martinelli, que obrigou o goleiro Epassy a fazer duas boas defesas. Daniel Alves cedeu espaços pelo lado direito da defesa.

Epassy defende finalização de Martinelli na partida entre Camarões e Brasil - Jewel SAMAD / AFP - Jewel SAMAD / AFP
Epassy defende finalização de Martinelli na partida entre Camarões e Brasil
Imagem: Jewel SAMAD / AFP

Depois de passar todo o tempo na defesa, Camarões quase abriu o placar aos 47 minutos, em cabeceio forte de Mbeumo para defesa ainda melhor de Ederson. Foi o primeiro chute no alvo sofrido pelo Brasil em toda a Copa, após 242 minutos.

A comissão técnica reclamou muito das entradas pesadas de Camarões, que recebeu cinco cartões amarelos — Vincent Aboubakar recebeu dois e foi expulso. As advertências brasileiras foram para Éder Militão e Bruno Guimarães.

Segundo tempo com o mesmo cenário

Na etapa final, o Brasil aumentou o ritmo e criou chances com Martinelli, Militão, Jesus e Antony, mas não balançou as redes de Camarões. Com alguma chance de classificação antes do início da rodada, os africanos saíram mais da defesa, só que sem oferecer muito perigo a Ederson. Martinelli seguiu bem, enquanto Daniel Alves continuou mal. E Camarões tirou o pé do acelerador e só levou mais um amarelo, totalizando quatro. O Brasil levou mais um com Bruno Guimarães.

Aboubakar, atacante de Camarões, marcou contra o Brasil na Copa do Mundo - Charlotte Wilson/Offside/Offside via Getty Images - Charlotte Wilson/Offside/Offside via Getty Images
Aboubakar, de Camarões, marcou contra o Brasil e foi expulso após tirar a camiseta na comemoração
Imagem: Charlotte Wilson/Offside/Offside via Getty Images

Tite apostou no entrosamento de Everton Ribeiro e Pedro, ambos do Flamengo, mas o Brasil não conseguiu vencer para terminar a fase de grupos como o único 100% de aproveitamento na Copa. No fim, veio o castigo. Mbekeli recebeu pela direita e cruzou na medida para Aboubakar fazer de cabeça. Ele tirou a camisa, levou o segundo cartão amarelo e foi expulso na comemoração.

O Brasil foi para cima nos minutos finais para manter a invencibilidade de 17 partidas em fases de grupos da Copa, mas não conseguiu. No fim, uma improvável vitória do eliminado time de Camarões. Desta forma, a seleção brasileira ainda perdeu a série invicta de sete partidas contra africanos em Mundiais.

Maldição da lateral

Após as lesões musculares de Danilo e Alex Sandro, é a vez de Alex Telles preocupar o departamento médico da seleção brasileira. O lateral-esquerdo sentiu o joelho no segundo tempo e deixou o campo chorando para a entrada do zagueiro improvisado Marquinhos. O camisa 16 ficou aos prantos por vários minutos no banco de reservas.

Dentre os laterais, apenas Daniel Alves, o mais velho (39 anos), não teve problemas físicos até agora. Outro lesionado é Neymar, com um problema no tornozelo.

Veja fotos da partida entre Camarões e Brasil na Copa do Mundo do Qatar

Todos jogam

Tite rodou todo o elenco para essa partida contra Camarões. Além de poupar 11 titulares, o técnico colocou Everton Ribeiro e Pedro no segundo tempo. Dos 26 convocados, só o terceiro goleiro Weverton ainda não atuou.

Alisson, Ederson, Danilo, Daniel Alves, Thiago Silva, Marquinhos, Éder Militão, Bremer, Alex Sandro, Alex Telles, Casemiro, Lucas Paquetá, Fabinho, Bruno Guimarães, Neymar, Rodrygo, Everton Ribeiro, Fred, Raphinha, Antony, Vini Jr, Martinelli, Richarlison, Gabriel Jesus e Pedro já foram a campo no Qatar.

Clima diferente

O estádio esteve bem mais silencioso do que nas duas últimas partidas, mas com um clima bem mais leve. Aos 12 minutos, já tinha uma ola sendo puxada, com o Lusail inteiro participando. Se não fosse a bateria do Movimento Verde e Amarelo, seria possível ouvir os berros dos jogadores, coisa que já aconteceu em outros jogos dessa Copa. O estádio basicamente inteiro está de amarelo, mas muitos estrangeiros reforçam a torcida pelo Brasil.

FICHA TÉCNICA:

BRASIL 0 x 1 CAMARÕES

Local: Estádio Lusail, em Doha (Qatar)
Data: 2 de dezembro de 2022 (sexta-feira)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Ismail Elfath (EUA)
Assistente 1: Kyle Atkins (EUA)
Assistente 2: Corey Parker (EUA)
VAR: Alejandro Hernandez (Espanha)
Público: 85.986 pessoas
Cartões amarelos: Éder Militão e Bruno Guimarães (Brasil) e Tolo, Fai, Kunde e Aboubakar (Camarões)
Cartão vermelho: Aboubakar (Camarões)
Gol: Aboubakar, aos 47 minutos do segundo tempo

BRASIL: Ederson, Daniel Alves, Éder Militão, Bremer e Alex Telles (Marquinhos); Fabinho e Fred (Bruno Guimarães); Antony (Raphinha), Rodrygo (Everton Ribeiro), Martinelli e Gabriel Jesus (Pedro). Técnico: Tite

CAMARÕES: Epassy, Fai, Wooh, Ebosse e Tolo; Anguissa, Kunde (Ntcham), Mbeumo (Toko Ekambi) e Ngamaleu (Mbekeli); Choupo-Moting e Aboubakar. Técnico: Rigobert Song

Quem foi o melhor jogador do Brasil na derrota para Camarões?

Resultado parcial

Total de 1449 votos
77,23%
Michael Regan - FIFA/FIFA via Getty Images
4,49%
Julian Finney/Getty Images
9,66%
Mohammad Karamali/DeFodi Images via Getty Images
3,04%
Pawel Andrachiewicz/PressFocus/MB Media/Getty Images
3,38%
Markus Gilliar - GES Sportfoto/Getty Images
2,21%
Evrim Aydin/Anadolu Agency via Getty Images