Topo

Senegal mostra força, bate Equador e volta às oitavas de final

Jogadores do Senegal comemoram gol sobre o Equador na Copa do Mundo - Clive Mason/Getty Images
Jogadores do Senegal comemoram gol sobre o Equador na Copa do Mundo Imagem: Clive Mason/Getty Images

Rodrigo Mattos, Diego Garcia e João Victor Miranda

Do UOL, em Doha, no Qatar, e em São Paulo

29/11/2022 14h00

Classificação e Jogos

Senegal está nas oitavas de final da Copa do Mundo. Com o apoio de uma torcida muito animada, que não parou de incentivar o time, os senegaleses contaram com gols de dois de seus principais jogadores, Sarr e Koulibaly, para vencer o Equador por 2 a 1 e garantir um lugar no mata-mata. Moisés Caicedo fez o gol sul-americano.

Os senegaleses começaram o jogo no campo de ataque e foram recompensados no fim do primeiro tempo. Ismaila Sarr, aos 44 minutos, marcou de pênalti. O Equador voltou para o segundo tempo pressionando e conseguiu um gol aos 22 minutos, com Moises Caicedo, após cobrança de escanteio. Dois minutos depois, Koulibaly marcou para Senegal após cobrança de falta e deu números finais à partida.

Com o resultado, Senegal foi a seis pontos e ficou na segunda colocação do Grupo A da Copa do mundo - a Holanda, que venceu o Qatar por 2 a 0, com sete pontos, ficou na liderança -, garantindo vaga nas oitavas de final pela segunda vez na história do país.

Senegal volta a campo no próximo domingo (4), às 16h (de Brasília). O adversário será o líder do Grupo B, que será conhecido hoje (29), às 16h (de Brasília), quando as seleções da chave entram em campo.

Esta é apenas a terceira participação de Senegal em uma Copa do Mundo. A outra vez que a seleção disputou os mata-matas foi logo na estreia, em 2002, quando avançou às quartas de final e foi eliminada pela Turquia. Os senegaleses terminaram o Mundial disputado na Coreia e no Japão na sétima colocação.

Pressão e recompensa

Precisando da vitória, a seleção senegalesa tomou a iniciativa na partida e buscou o ataque em todo o primeiro tempo. Desde os primeiros tempos, os africanos conseguiram criar boas chances, mas faltava efetividade

Antes dos dez minutos de jogo, Senegal perdeu duas grandes oportunidades. Logo aos dois minutos, Gana Gueye completou um cruzamento rasteiro, mas mandou para fora. Aos oito, Dia finalizou com perigo dentro da área, mas também errou o alvo.

sarr - Buda Mendes/Getty Images - Buda Mendes/Getty Images
Ismaila Sarr bateu pênalti com frieza e abriu o placar para Senegal na partida contra Equador na Copa do Mundo
Imagem: Buda Mendes/Getty Images

Ao todo, nos 45 minutos iniciais Senegal finalizou 12 vezes, acertando o alvo em quatro oportunidades. Enquanto isso, Equador tentava fazer o tempo passar, tocando a bola. Mas não funcionou.

No fim da primeira etapa, os senegaleses foram recompensados. Hincapié fez pênalti em Ismaila Sarr. O próprio Sarr foi para a cobrança e, com muita frieza, sem nem olhar para a bola, tocou no canto de Galíndez, que ficou parado no meio.

Mudanças de jogadores e postura

Para o segundo tempo, o técnico Gustavo Alfaro fez duas mudanças. Entraram Cifuentes e Sarmiento nos lugares de Palma e Gruezo. De cara, o impacto visto em campo foi uma diferença na postura dos equatorianos, que agora precisavam marcar, e se lançaram ao ataque.

Apesar de ocuparem mais tempo o setor ofensivo, os comandados de Gustavo Alfaro tinham dificuldade de criar chances. No entanto, o Equador mostrou que não precisaria de muitas oportunidades.

A primeira chance clara apareceu na metade da segunda etapa, em uma cobrança de escanteio. No meio da área, Felix Torres desviou de cabeça e Moises Caicedo, completamente livre, tocou para o fundo das redes.

Banho de água fria

Antes mesmo que o panorama do jogo mudasse por conta do gol equatoriano, Senegal deu a resposta. E também foi em bola parada.

Após cruzamento na área, Enner Valencia e Estupiñan foram para a bola e se atrapalharam. A redonda sobrou com Koulibaly, que bateu de primeira, com muita força, estufando as redes de Galíndez.

Senegaleses fazem barulho

O confronto foi mais um que contou com cadeiras cheias no estádio Khalifa, ocupadas principalmente por torcedores dos países em campo. Os equatorianos ocuparam o lado esquerdo do campo, enquanto os senegaleses ficaram do outro lado. O batuque dos africanos tomou conta do jogo durante os 90 minutos, no que já é tradição nos jogos de Senegal.

torcida - Anadolu Agency/Anadolu Agency via Getty Images - Anadolu Agency/Anadolu Agency via Getty Images
Torcida de Senegal fez muito barulho na partida contra o Equador, no estádio Internacional Khalifa
Imagem: Anadolu Agency/Anadolu Agency via Getty Images

Houve homenagem ao ídolo Papa Bouba Diop, que entrou para a história ao marcar o gol da vitória contra a França em 2002 - no que foi uma das maiores zebras da história das Copas do Mundo -, mas morreu há dois anos de uma doença degenerativa. Os senegaleses levaram um cartaz com uma foto do ídolo e usavam camisas com seu número. No fim, os jogadores pegaram o cartaz durante os festejos no gramado.

Nem o gol do Equador abalou os torcedores senegaleses, que continuaram com o batuque típico, sem sequer ser ofuscado pela empolgação dos equatorianos. O gol de Koulibaly, que decretou a classificação, veio para coroar a classificação do time que perdeu sua principal estrela antes do início da Copa do Mundo, mas seguiu forte para vencer 2 de 3 jogos.

Ficha Técnica

Equador 1 x 2 Senegal

Competição: 3ª rodada do Grupo A da Copa do Mundo de 2022

Local: Estádio Internacional Khalifa, em Doha (Qatar)

Data e hora: 29 de novembro de 2022, às 12h (horário de Brasília)

Público: 44.569

Árbitro: Clement Turpin (FRA)

Assistentes: Nicolas Danos e Cyril Gringore (FRA)

Cartões amarelos: I. Gueye (SEN)

Gols: Ismaila Sarr (SEN), aos 44 minutos do primeiro tempo; M. Caicedo (EQU), aos 22', e Koulibaly, aos 25 minutos do segundo tempo.

Equador: Galíndez; Preciado (J. Porozo), Torres, Hincapié e Estupiñán; Franco (Sarmiento), Gruezo (Cifuentes) e M. Caicedo; Plata, Estrada (Reasco) e Enner Valencia. Técnico: Gustavo Alfaro.

Senegal: E.Mendy; Sabaly, Koulibaly, A. Diallo e Jakobs; P. Ciss (N. Mendy), P. Gueye, I. Ndiaye (Dieng), I. Gueye, Ismaila Sarr; B. Dia (Cissé). Técnico: Aliou Cissé.

Qual seleção vai ser a campeã da Copa do Mundo do Qatar?

Enquete encerrada

Total de 43743 votos
7,61%
Divulgação/Adidas
4,01%
Divulgação/Nike
1,97%
Divulgação/Nike
0,26%
Reprodução
0,17%
Brasil Escola