Topo

Rodrygo fez '22 minutos de Neymar' e pulou na frente para substituí-lo

Gabriel Carneiro, Igor Siqueira e Danilo Lavieri

Do UOL, em Doha

26/11/2022 19h00

Classificação e Jogos

Rodrygo é a primeira opção de Tite para substituir o lesionado Neymar na partida desta segunda-feira (28), contra a Suíça. Se o desempenho nos dois treinamentos anteriores à segunda rodada da Copa do Mundo for considerado bom por Tite e sua comissão técnica, é o atacante do Real Madrid quem começa jogando no meio-campo da seleção brasileira. Senão, joga Fred.

Rodrygo ganhou essa prioridade por ter um estilo de jogo parecido com o de Neymar hoje em dia, com naturalidade para jogar no meio-campo e puxar as jogadas para os lados, tabelando com os pontas e deixando o centroavante em boas condições de finalizar.

O desempenho no jogo contra a Sérvia da estreia da Copa do Mundo deixou sensações positivas nos bastidores da seleção. Rodrygo entrou aos 31 minutos do segundo tempo no lugar de Vini Jr e começou ocupando a ponta-esquerda. Três minutos depois, Neymar se machucou e Antony foi acionado, o que fez Rodrygo virar meia central da seleção — justamente a posição de Neymar.

Na comissão técnica, a versatilidade de Rodrygo jogar em mais de uma posição é sempre elogiada e fez diferença para ele estar entre os 26 convocados. No caso específico do jogo contra a Sérvia, aprovaram o fato de que ele foi o reserva que mais criou situações importantes enquanto esteve em campo, inclusive dois chutes para o gol.

As estatísticas da Fifa mostram essa influência: Rodrygo se apresentou 28 vezes para o jogo, trocou passes com oito jogadores diferentes em tão pouco tempo e acertou 100% de suas tentativas de passes. Com um detalhe: metade deles foi para frente, tentando furar as linhas de marcação da Sérvia. Algo muito parecido com o que faz Neymar no time ideal, sempre à procura de Raphinha, Vini Jr e Richarlison.

Entre os líderes da seleção, o volante Casemiro é um dos fãs de Rodrygo no grupo: "Sempre foi um cara que iluminou meus olhos quando joga, quando toca na bola. Dá prazer de ver. São poucos jogadores que têm o dom que Deus deu de jogar futebol e que posso chamar de craque. O Rodrygo é alguém que sempre faz coisas bonitas, então quem gosta de futebol gosta de vê-lo jogando."

Rodrygo - Nelson Almeida/AFP - Nelson Almeida/AFP
Rodrygo durante Brasil x Sérvia, quando atuou por pouco mais de 20 minutos
Imagem: Nelson Almeida/AFP

Rodrygo tem um gol marcado em sete jogos pela seleção que exemplifica o que diz Casemiro: em fevereiro, na goleada por 4 a 0 sobre o Paraguai pelas Eliminatórias, o jogador do Real Madrid partiu com a bola dominada pela esquerda do ataque, enganou a marcação ao puxar para o meio e não abrir na ponta e incentivou a chegada de mais companheiros para atacar. Ele então entrou na área para concluir o lance. Um mix de versatilidade, jogo cadenciado, organização e poder de fogo.

Uma das preocupações de Tite e seus auxiliares era Rodrygo sentir a pressão por ter só 21 anos, por isso a ideia foi já tirar o frio da barriga logo na estreia. Não que duvidassem de sua capacidade, já que é um jogador que recentemente foi decisivo na Liga dos Campeões da Europa pelo Real Madrid, mas gostaram do que viram e comprovaram que seja alguém pronto para jogar.

Agora, como diz Tite, "o campo fala". Se o desempenho nos treinos for considerado bom, Rodrygo vai fazer sua estreia como titular da seleção.

Quem deve ocupar a vaga de Neymar na seleção brasileira?

Resultado parcial

Total de 7545 votos
8,34%
Lucas Figueiredo/CBF
23,23%
Wagner Meier/Getty Images
7,94%
Lucas Figueiredo/CBF
3,95%
Lucas Figueiredo/CBF
42,05%
Lucas Figueiredo/CBF
6,87%
NELSON ALMEIDA/AFP
7,62%
Lucas Figueiredo/CBF