Topo

Arrascaeta fica no banco, Uruguai joga mal e só empata com a Coreia do Sul

Do UOL, em São Paulo (SP)

24/11/2022 11h55

Classificação e Jogos

Uruguai e Coreia do Sul empataram sem gols na estreia das equipes na Copa do Mundo, em partida válida pelo Grupo H, na manhã de hoje, no estádio Cidade da Educação. A Fifa registrou zero chutes a gol durante a partida. É a primeira vez que isso aconteceu em um jogo do Mundial neste século. Veja aqui os melhores momentos da partida.

Quem esperava a seleção bicampeã do mundo apresentando o futebol de uma favorita ao título se decepcionou, e viu a equipe ser muito pressionada pela Coreia do Sul. Arrascaeta, um dos melhores jogadores em atividade no Brasil — se não o melhor, assistiu os 90 minutos e os acréscimos do banco de reservas.

A equipe asiática foi muito superior, apesar de ter levado duas bolas na trave — com Godín em uma cabeçada no primeiro tempo, e com chute muito forte de Valverde de fora da área no final do jogo. A pressão dos asiáticos na saída de bola uruguaia dificultou demais o jogo de La Celeste.

Portugal e Gana, as outras duas seleções do Grupo H da Copa do Mundo, entram em campo às 13h (de Brasília) de hoje (24), no estádio 974. Na segunda rodada da chave, marcada para segunda (28), a Coreia do Sul encara Gana, às 10h, enquanto o Uruguai faz um clássico do futebol mundial contra Portugal, às 16h.

Son lança tendência entre torcedores coreanos

Son -  ANP via Getty Images -  ANP via Getty Images
Torcedores da Coreia do Sul usam máscara igual ao atacante Son durante partida da Copa do Mundo
Imagem: ANP via Getty Images

Son, principal jogador da Coreia do Sul, sofreu uma lesão no rosto em 1º de novembro, em uma partida do Tottenham pela Liga dos Campeões. O jogador fraturou quatro ossos próximos ao olho e recorreu a uma máscara para proteger o local da lesão.

Nas arquibancadas do estádio Cidade da Educação diversos torcedores sul-coreanos utilizaram uma máscara parecida com a do atleta para homenageá-lo.

Coreia domina Uruguai no primeiro tempo

hwang - Dale MacMillan/Soccrates/Getty Images - Dale MacMillan/Soccrates/Getty Images
Ui Jo Hwang, da Coreia do Sul, lamenta chance perdida durante a partida contra o Uruguai na Copa do Mundo
Imagem: Dale MacMillan/Soccrates/Getty Images

A equipe sul-coreana adotou a estratégia de pressionar a saída de bola uruguaia para forçar o erro adversário e gerar chances claras de gol. O Uruguai se limitou a rifar a bola em direção de Luis Suárez e Darwin Núñez, buscando superar os rivais na velocidade e força física, mas nenhum dos dois atacantes teve sucesso no primeiro tempo.

Quase sempre com a posse de bola, a Coreia do Sul afundava seus alas na linha de fundo do campo de ataque e buscava lançamentos longos — foi assim que o time asiático conseguiu sua melhor chance no primeiro tempo. Aos 34 minutos Hwang Inbeom encontrou Kim Moonhwan livre pela lateral, que cruzou rasteiro para Hwang Uijo. Livre dentro da área, o camisa 16 chutou por cima do gol de Rochet.

Apesar da inferioridade, o Uruguai teve a chance mais clara de gol da etapa inicial. Aos 43, Valverde cobrou escanteio pelo lado direito e Godín ganhou no alto e testou firme, mas acertou a trave direita do goleiro Kim Seunggyu.

Uruguai se limita ao chutão por pressão coreana

Godin - Jean Catuffe/Getty Images - Jean Catuffe/Getty Images
Godin em ação pelo Uruguai em partida contra a Coreia do Sul na Copa do Mundo
Imagem: Jean Catuffe/Getty Images

Mesmo com um trio de meio-campo muito qualificado com Valverde (Real Madrid), Bentancur (Tottenham) e Vecino (Lazio), a seleção uruguaia não conseguiu trocar passes na faixa central e a melhor chance continuou sendo os lançamentos longos para os atacantes.

O reflexo disso aconteceu aos 18 minutos do segundo tempo. Godín — o melhor urugaio em campo — fez um lançamento do campo de defesa para Dawrin Núñez, o atacante do Liverpool ganhou na velocidade de Kin Minjae, mas bateu fraco nas mãos de Kim Seunggyu — foi uma rara aparição da equipe comandada por Diego Alonso no ataque.

A melhor chance no segundo tempo foi um chute de longe de Valverde, aos 44, que explodiu na trave do goleiro adversário.

Coreia abaixa o ritmo e pouco pisa no ataque no segundo tempo

No primeiro tempo da partida, a equipe sul-coreana conseguiu criar diversas oportunidades no ataque, mas não conseguia acertar o último no passe para a finalização.

Após passar grande parte do tempo pressionando os uruguaios, o cansaço pesou, e no segundo tempo eles assistiram, por algumas vezes, a seleção do Uruguai trocar passes no meio-campo.

Ficha técnica

Uruguai x Coreia do Sul

Competição: 1ª rodada do Grupo H da Copa do Mundo de 2022
Local: estádio Cidade da Educação, em Doha (QAT)
Data e hora: 24 de novembro de 2022, às 10h (de Brasília)
Árbitro: Clement Turpin (FRA)
Assistentes: Nicolas Danos (FRA) e Cyril Gringore (FRA)
Público: 41.663
Cartões amarelos: Martín Cáceres (URU); Paulo Bento (COR) e Gue-sung Cho (COR)

Uruguai: Rochet; Cáceres, Godín, Giménez e Olivera (Viña); Vecino (De La Cruz), Valverde e Bentancur; Pellistri (Varela), Darwin Núñez e Luis Suárez (Cavani). Técnico: Diego Alonso

Coreia do Sul: Kim Seunggyu; Kim Moonhwan, Kim Younggwon, Kin Minjae e Kim Moonhwan; Jung Wooyoung, Hwang Inbeom e Lee Jaesung (Son Jun ho); Son, Na Sangho (Kang-in Lee) e Hwang Uijo (Gue-sung Cho). Técnico: Paulo Bento