Topo
OPINIÃO

Vale arriscar formação ofensiva contra a Sérvia? Colunistas opinam

Colaboração para o UOL

23/11/2022 20h38

Classificação e Jogos

O Brasil estreia na Copa do Mundo nesta quinta-feira (24), às 16h, quando enfrenta a seleção da Sérvia. A expectativa fica por conta dos 11 iniciais da seleção brasileira, que pode ter um quarteto ofensivo formado por Neymar, Raphinha, Richarlison e Vinicius Júnior.

No Posse de Bola, programa que o UOL transmite diariamente às 18h durante a Copa do Mundo, os colunistas Arnaldo Ribeiro e Marília Ruiz debateram sobre a provável formação ofensiva do Brasil para a estreia.

"Como o Brasil estreia contra, em tese, o melhor adversário da chave, fica essa questão. A não ser que aconteça aquelas situações, como aconteceu com a Alemanha, uma derrota não seria definitiva, até porque o último jogo é contra Camarões. Eu acho que vale arriscar. Até para ele não ser questionado sobre a ausência do Vinicius Júnior", opinou Arnaldo.

"Se ele não arriscar nesse jogo, não vamos ter essa formação em jogo nenhum da Copa do Mundo. A tendência natural do Tite é ele voltar para seu estado bruto, que é reforçar o meio de campo. Ficou quatro anos chorando que nunca jogou contra time europeu, pois bem, tem time europeu para jogar, joga na sua melhor versão", completou Marília.

Arnaldo compara Brasil mais ousado à França: 'Estilo quase idêntico'

Arnaldo Ribeiro afirmou que a provável escalação do Brasil na estreia é "quase idêntica" à forma de jogar da atual campeã, a França.

"É muito parecido com o time do Brasil, inclusive o segundo volante da França, que é o Rabiot, o Paquetá é canhoto e tem que entrar na área, e o primeiro é o Tchouameni, como o Casemiro, que aliás substituiu ele no Real Madrid. O Pavard, que é o lateral direito, fica mais como o Danilo, é quase idêntico ao jeito que a França jogou contra a Austrália."

Qual o jogo 'imperdível' de amanhã?

Além do jogo da seleção brasileira, que estreia contra a Servia, qual o jogo "imperdível" da Copa do Mundo amanhã? Tem Suíça x Camarões, os próximos rivais da seleção brasileira, e Portugal e Uruguai em campo. Será que o craque do Flamengo, De Arrascaeta, será titular pela "Celeste"?

Alemanha ou Argentina: quem foi pior na estreia da Copa? Colunistas opinam

Argentina e Alemanha decepcionaram na estreia no Mundial do Qatar, perderam seus jogos de virada por 2 a 1 para seleções menos tradicionais e podem ser eliminadas já na segunda rodada da fase de grupos. Mas quem foi pior na estreia? E quem tem a vida mais difícil para chegar no mata-mata? Confira o debate.

Luis Enrique é o melhor técnico da Copa do Mundo, diz Marília Ruiz

Com um futebol bonito e envolvente, a Espanha massacrou a Costa Rica por 7 a 0 - a maior goleada da seleção espanhola numa Copa do Mundo. Marília Ruiz comparou o time de Luis Enrique com a equipe que foi campeã mundial em 2010, lideradas por Xavi e Iniesta, que ficou conhecida pelo "tiki-taka". Ela ainda elogiou o treinador da "Fúria": "É o melhor técnico da Copa".

Costa Rica é a pior seleção da Copa até agora, diz Trajano

Com uma estreia impactante, a Espanha atropelou a Costa Rica por 7 a 0. Na opinião de Trajano, porém, a maior vitória da seleção espanhola em Copa de Mundo se deu contra um rival muito inferior. Para ele, a seleção da América Central é a pior até agora no Mundial do Qatar.

Mauro detona 'Coldplay e luz de celular' nos intervalos da Copa

Você prefere o futebol raiz ou moderno? Cantos de torcida, bandeiras e cerveja, ou luzes de celular e água mineral nas arquibancadas? Presente na vitória da Bélgica sobre o Canadá, Mauro Cezar criticou o modelo de intervalo dos jogos no Qatar, com direito à banda britânica Coldplay e luzes de celular.

Assista ao Posse de Bola na íntegra