Topo

Japão surpreende e vence a Alemanha de virada em jogo marcado por protesto

Do UOL, em São Paulo (SP)

23/11/2022 11h59

Classificação e Jogos

O Japão fez história na manhã de hoje, no estádio Internacional Khalifa, ao vencer a Alemanha de virada por 2 a 1, em sua estreia na Copa do Mundo, pelo grupo E. É a primeira vitória da história dos japoneses nos Mundiais revertendo um placar adverso. Os alemães começaram vencendo a partida com gol de Gundogan, mas os milagres do goleiro Shuichi Gonda, e os gols de Doan e Asano, deram o triunfo à seleção asiática. Veja os gols da partida aqui.

Uma das favoritas ao título, a Alemanha fez um bom primeiro tempo, mas perdeu intensidade na segunda etapa e foi engolida pela vontade da seleção do Japão.

Os destaques da partida foram o goleiro Gonda, que fez várias defesas que mantiveram os japoneses vivos no jogo, e o técnico Hajime Moriyasu, que mexeu e melhorou o time durante a segunda etapa.

Costa Rica e Espanha, as outras duas seleções do Grupo E da Copa do Mundo, entram em campo às 13h (de Brasília) de hoje (23), no estádio Al Thumama. Na segunda rodada da chave, marcada para domingo (27), o Japão encara a Costa Rica, às 7h (de Brasília), enquanto a Alemanha faz o clássico europeu contra a Espanha, às 16h.

Alemanha protesta contra proibição da Fifa à faixa de capitão 'One Love'

Alemanha - Anne-Christine POUJOULAT / AFP - Anne-Christine POUJOULAT / AFP
Jogadores da Alemanha protestam antes de início da partida contra o Japão
Imagem: Anne-Christine POUJOULAT / AFP

Antes da bola rolar, os jogadores da seleção alemã colocaram suas mãos sobre a boca para simbolizarem que foram silenciados pela Fifa. A entidade proibiu o uso da braçadeira de capitão 'One Love', que apoia a causa LGBTQIA+.

"Com a nossa braçadeira de capitão quisemos dar o exemplo pelos valores que vivemos na seleção: a diversidade e o respeito mútuo. Seja alto junto com outras nações. Não se trata de uma mensagem política: os direitos humanos não são negociáveis", escreveu a Federação Alemã de Futebol em nota oficial.

Japão abre o placar aos 8 minutos, mas gol é irregular

Maeda - Robert Michael/picture alliance via Getty Images - Robert Michael/picture alliance via Getty Images
Gol do Japão contra a Alemanha é anulado por impedimento na Copa do Mundo
Imagem: Robert Michael/picture alliance via Getty Images

A equipe japonesa começou a partida com uma marcação muito forte, e ela surtiu efeito logo aos 8 minutos do primeiro tempo. Kamada roubou a bola de Gundogan e acionou Ito pelo lado direito. O atacante conseguiu fazer um ótimo cruzamento para Maeda, que completou para o fundo do gol. No entanto, o camisa 25 estava adiantado em relação a Rudiger, e o bandeirinha assinalou impedimento.

Alemanha insiste pelo lado esquerdo e é recompensada

Alemanha - Claudio Villa/Getty Images - Claudio Villa/Getty Images
Gundogan, da Alemanha, comemora após marcar contra o Japão na Copa do Mundo
Imagem: Claudio Villa/Getty Images

As boas jogadas de ataque da seleção alemã na primeira etapa vieram pelo lado esquerdo com a dupla Raum e Musiala — e foi dessa forma que a equipe comandada por Hans-Dieter Flick chegou ao primeiro gol.

Aos 30 minutos, Kimmich fez belo lançamento para Raum dentro da área. O lateral ficou de frente com o goleiro Gonda, e ao tentar driblá-lo sofreu a penalidade. Gundogan bateu bem e abriu o placar.

Herói ou vilão?

Gonda - Maja Hitij - FIFA/FIFA via Getty Images - Maja Hitij - FIFA/FIFA via Getty Images
O goleiro do Japão, Shuichi Gonda, durante a partida contra a Alemanha na Copa do Mundo
Imagem: Maja Hitij - FIFA/FIFA via Getty Images

O goleiro Shuichi Gonda foi para o intervalo como o vilão japonês por ter cometido o pênalti que culminou no gol alemão. Mas na segunda etapa fez grandes defesas, que mantiveram a equipe na partida. Durante o jogo foram oito intervenções, quatro delas de finalizações dentro da área, que impediram os alemães de ampliarem o placar.

Técnico japonês muda o time e Japão vira o jogo

Técnico Japão - Christian Charisius/picture alliance via Getty Images - Christian Charisius/picture alliance via Getty Images
Técnico do Japão, Hajime Moriyasu, durante a partida contra a Alemanha na Copa do Mundo
Imagem: Christian Charisius/picture alliance via Getty Images

Hajime Moriyasu, técnico da equipe japonesa, percebeu que na primeira etapa as melhores chances da seleção alemã saíram pelo lado esquerdo com Raum. Na volta do intervalo ele tirou o atacante Kubo e promoveu a entrada de Tomiyasu, defensor que atua no Arsenal. A alteração tirou os espaços da Alemanha no ataque.

Após perceber que sua equipe melhorou no jogo, Moriyasu tirou dois laterais e um meio-campista para colocar atacantes: Mitoma, Minamino e Doan. Os três escolhidos participaram do gol de empate. Aos 30, Minamino recebeu passe Mitoma pelo lado esquerdo e bateu cruzado para dentro da área. Neuer espalmou e no rebote Doan completou para o fundo do gol.

Minutos depois, Asano virou o jogo. Ele recebeu lançamento longo, ganhou de Schlotterbeck na velocidade e finalizou forte no canto de Neuer.

Ficha técnica

Alemanha x Japão

Competição: 1ª rodada do Grupo E da Copa do Mundo de 2022
Local: Internacional Khalifa, em Doha (QAT)
Data e hora: 23 de novembro de 2022, às 10h (de Brasília)
Árbitro: Ivan Barton (ESA)
Assistentes: David Moran (ESA) e Zachari Zeegelaar (SUR)
Público: 42.608

Gols: Ilkay Gundogan (aos 32' do 1º tempo); Doan (aos 30' do 2º tempo) e Asano (aos 37' do 2º tempo)

Alemanha: Neuer; Raum, Rudiger, Schlotterbeck e Sule; Kimmich, Gundogan (Goretzka) e Thomas Muller (Hofmann); Musiala (Gotze), Gnabry (Moukoko) e Havertz (Fullkrug). Técnico: Hans-Dieter Flick

Japão: Gonda; Sakai (Minamino), Yoshida, Itakura e Nagatomo (Mitoma); Endo, Tanaka (Doan) e Kamada; Ito, Kubo (Tomiyasu) e Maeda (Asano). Técnico: Hajime Moriyasu

  • O Posse de Bola comenta as expectativas para a estreia do Brasil na Copa do Qatar, a 'zebra' de Alemanha x Japão, goleada da Espanha, Bélgica x Canadá e mais notícias. Assista: