Guerrero supera doping e encerra Copa com gol e assistência: "poderia mais"
Capitão, protagonista e maior artilheiro da história da seleção peruana, Paolo Guerrero viveu uma emocionante saga antes de conseguir uma liberação para disputar a Copa do Mundo. Por mais que não tenha conseguido evitar a eliminação de sua equipe na fase de grupos, o camisa 9 encerrou sua participação na Rússia participando diretamente dos dois únicos gols que o Peru fez neste Mundial.
- Simule resultados da última rodada e quem vai às oitavas
- Neymar S/A: a engrenagem por trás do maior jogador de futebol do Brasil
- De ídolo a homem de negócios, Ronaldo tem tudo a ver com a seleção atual
Autor da assistência para André Carrillo no primeiro gol, o jogador do Flamengo fez o segundo gol da equipe na vitória do Peru por 2 a 0 contra a Austrália nesta terça-feira (26). Mesmo assim, a seleção ficou na terceira posição do Grupo C por ter sido eliminada já no segundo jogo, depois de perder para as classificadas Dinamarca e França.
Incômodo com preparação
O desempenho do camisa 9 foi o destaque do jogo final do Peru no Mundial. Ainda assim, Guerrero não esteve exatamente satisfeito. O atacante do Flamengo queria mais.
"Foi legal hoje [terça], mas gostaria de ter me preparado melhor. Me juntei ao grupo poucos dias antes, joguei dois jogos amistosos apenas. E os outros times mais bem preparados. Final de temporada na Europa, todos com ritmo, e eu não contei com isso. Infelizmente. Continuo jogando, mas poderia mais", lamentou Paolo Guerrero.
O drama de Guerrero começou ainda em novembro do ano passado. O atacante foi reprovado num exame antidoping após jogo contra a Argentina, por ter consumido benzoilecgonina, principal metabólito da cocaína e da folha de coca.
Fora dos jogos da repescagem contra a Nova Zelândia, que deram a vaga ao Peru na Copa, Guerrero foi afastado por um ano pela Fifa, que voltou atrás e baixou a suspensão em 6 meses. O jogador já havia feito três jogos pelo Flamengo neste ano quando no dia 14 de maio, a CAS (Corte Arbitral do Esporte) impôs uma suspensão de 14 meses ao atacante.
Poucos dias antes da Copa, e com o apoio inclusive das seleções rivais do Peru na Copa, Guerrero conseguiu barrar temporariamente a suspensão por uma liminar no Tribunal Suíço para disputar a competição.
Após se reunir ao resto da delegação tardiamente, o atacante demorou para entrar em forma e participou somente do segundo tempo na derrota peruana por 1 a 0 contra a Dinamarca. Seu bom desempenho criando chances contra os escandinavos fez com que o técnico Ricardo Gareca o escalasse de titular contra a França, mas Guerrero não conseguiu evitar a derrota e eliminação precoce da equipe no Grupo C, e saiu chorando copiosamente de campo.
Para o jogo contra a Austrália, Guerrero foi ainda mais participativo e marcou o seu 37º gol com a camisa da seleção. A torcida também reconheceu as atuações de seu camisa 9 e gritou o no seu nome no Estádio Fisht, em Sochi. Ao fim da partida, o jogador de 34 anos consolou o emocionado Christian Cueva e homenageou o atacante Jéfferson Farfán, que não participou da vitória após sofrer um choque na cabeça no durante treino no último fim de semana.
"Dedicamos a vitória à nossa família, a quem nos apoiou, e a meu irmão [Farfán], que não pôde estar aqui. Convivo com meu irmão desde criança, ele não conseguiu vir. Estou muito emocionado. Não esperávamos uma eliminação tão prematura, mas isso é o futebol."
Mesmo insatisfeito com a eliminação ainda na fase de grupos, Guerrero deixa a Rússia de cabeça erguida. Depois de viver uma verdadeira saga para ter a oportunidade de ajudar o Peru a disputar um Mundial após 36 anos, o experiente atacante chamou a responsabilidade para si como artilheiro e também como líder de sua equipe na Copa do Mundo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.