Topo

Copa 2018

Edu diz que seleção está feliz com Sochi e aposta em contato com famílias

Pedro Ivo Almeida e Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/05/2018 14h25

Tite convocou nesta segunda-feira os 23 jogadores que disputarão a Copa do Mundo pelo Brasil, na Rússia. Durante o evento, o coordenador técnico da seleção, Edu Gaspar, entrou em detalhes sobre o plano de preparação da delegação. Edu explicou que a seleção se preparará em três etapas: Brasil, Inglaterra e Rússia. O dirigente voltou a elogiar Sochi, a base no país sede do Mundial, e apostou na importância do contato com os familiares dos atletas, que ficarão em um hotel vizinho.

Veja a lista dos 23 convocados da seleção para a Copa
Confira a tabela completa e o calendário de jogos
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
DOC: a Rússia Gay que não pode sair do armário

“O terceiro (momento da preparação) será em Sochi, vamos chegar dia 10 (de junho). Vale salientar que antes do nosso sorteio, tínhamos escolhido Sochi com um objetivo específico traçado pela comissão técnica, estudando minuciosamente todos os detalhes. Estamos felizes. A cidade vai nos proporcionar tudo o que for importante para nós e para os atletas, vale lembrar a importância aos familiares estarem em conjunto com a seleção. Não vão estar juntos o tempo todo, mas próximos. Entendendo a quantidade de dias que teremos na Copa, um familiar ou grande amigo estar próximo, acreditamos que isso fortalece. Eles serão sempre muito bem-vindos na seleção”, afirmou.

A primeira etapa da preparação será na Granja Comary. A estreia do Brasil na Copa será diante da Suíça, no dia 17 de junho.

“Conversamos bastante sobre isso: temos 27 dias antes do primeiro jogo, do início da Copa do Mundo. Dividimos estes 27 dias em três períodos sendo importante para estar no dia a dia com o mesmo ambiente e cada vez mais que os atletas se sintam confortáveis. Por isso escolhemos iniciar na Granja, nossa casa e com grandíssimas condições de trabalho”, explicou Edu.

Depois, a seleção embarcará para Londres – a ideia é se aclimatar à Europa, realizando intercâmbio com outras seleções, disputando amistosos contra Croácia e Áustria em Liverpool, na Inglaterra, e Viena, na Áustria, respectivamente.

“Geograficamente é de suma importância estar na Europa para se adaptar ao clima, ao fuso horário. A maioria das seleções também sempre escolhe estar na Europa por uma adaptação. Em conjunto com outras seleções, acabamos decidindo estar em Londres para que possamos atingir todos os objetivos, mas ser parceiro com as outras seleções, como foi o caso da Áustria”.

Ao todo, segundo Edu, a comissão fez 251 observações e 75 visitas em CTs para ter observações, técnicas e clínicas antes do anúncio dos 23 convocados.

Confira os 23 jogadores convocados:

Goleiros
Alisson (Roma-ITA), Cássio (Corinthians-BRA) e Ederson (Manchester City-ING)

Laterais
Fagner (Corinthians-BRA), Danilo (Manchester City-ING), Marcelo (Real Madrid-ESP), Filipe Luís (Atlético de Madri-ESP)

Zagueiros
Marquinhos (Paris Saint-Germain-FRA), Thiago Silva (Paris Saint-Germain-FRA), Miranda (Inter de Milão-ITA), Pedro Geromel (Grêmio-BRA)

Meio-campistas
Casemiro (Real Madrid-ESP), Fernandinho (Manchester City-ING), Paulinho (Barcelona-ESP), Renato Augusto (Beijing Guoan-CHN), Fred (Shakhtar Donetsk-UCR), Philippe Coutinho (Barcelona-ESP), Willian (Chelsea-ING)

Atacantes
Neymar (Paris Saint-Germain-FRA), Gabriel Jesus (Manchester City-ING), Douglas Costa (Juventus-ITA), Roberto Firmino (Liverpool-ING), Taison (Shakhtar Donetsk-UCR)

Copa 2018