Rodrigo Mattos

Rodrigo Mattos

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Uefa diz que não fará nada após mais um caso de racismo contra Vini Jr

A Uefa informou que as ofensas racistas contra Vinicius Jr cometidas pela torcida do Atlético de Madrid estão fora do escopo de sua regulação. Portanto, não haverá nenhuma punição na Champions League ao time espanhol após os seus torcedores chamarem o brasileiro de chimpanzé.

Os gritos racistas da torcida do Atlético de Madrid ocorreram antes da partida diante da Inter de Milão, pela Liga dos Campeões. Torcedores cantaram nos arredores do Estádio Metropolitano: "Ale, ale, ale, ale, Vinicius é um chimpanzé"

Por meio de suas redes sociais, Vinicius Jr cobrou da Uefa uma punição. O governo brasileiro informou que também pediria providências à entidade.

O blog enviou perguntas à comunicação da Uefa para saber se havia algum procedimento disciplinar em curso. A entidade alega que não pode fazer nada e disse que espera atitude das autoridades:

"O alegado incidente cai fora do escopo de competência da regulação da Uefa.

A Uefa veementemente condena todas as formas de racismo, discriminação e intolerância. Nós acreditamos que as autoridades vão agir firmemente para lidar com tal comportamento, sinalizando claramente que esse ato depreciativo é inaceitável e não será tolerado."

Em resumo, a Uefa não vai fazer nada sobre os cantos racistas contra Vinicius e espera atitude dos outros. O Real Madrid fez denúncia a autoridades espanholas do caso.

Pela regulação disciplinar da Uefa, manifestações racistas de torcedores geram punição ao clube. Pelo artigo 14, parágrafo 2º, levam ao fechamento parcial do estádio ou a multa.

Segundo o artigo 156, os clubes e associações são responsáveis pela ordem dentro e fora do estádio. Mas essa responsabilidade não existe desde que provem que não forem negligentes. Isso se aplica também para mensagens não apropriadas dos torcedores.

Continua após a publicidade

O blog voltou a perguntar à Uefa por que a manifestação racista foi considerada fora do escopo das suas regulações.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes