Rodrigo Mattos

Rodrigo Mattos

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Conmebol e Fifa debatem anular mudança no Mundial após reclamação de clubes

A Conmebol e a Fifa discutem reverter a mudança do Mundial de clubes de 2024 - agora chamado de Interclubes - que "rebaixou" o campeão da Libertadores. Antes, as equipes sul-americanas entravam nas semifinais, mas agora têm que jogar as quartas. Isso causou insatisfação entre equipes do continente e ameaça de usar reservas no torneio.

A Conmebol e clubes estão reunidos em Luque, no Paraguai, para o sorteio da Libertadores, nesta segunda-feira.

Explica-se: a Fifa optou pela mudança do formato do Mundial após algumas eliminações de campeões da Libertadores na semifinal para equipes de outros continentes. Assim, os times sul-americanos passaram a ser obrigados a jogar as quartas de final diante de uma equipe da Concacaf.

Mas a Conmebol entende que não foi ouvida nesta decisão. A entidade não tem intenção de entrar em conflito, mas vê diversos problemas causados pela alteração do Mundial. Por isso, conversa com a Fifa para tentar reverter a decisão ainda para esse ano de 2024.

Entre os obstáculos, está o fato de que o calendário fica apertado, principalmente para times brasileiros. O Brasileiro acaba no em 8 de dezembro. E ainda nem há data para esse jogo entre campeão da Libertadores e da Concacaf. Ou seja, o time pode ter que viajar muito perto de jogo da Série A.

Por isso, a diretoria da Conmebol ouviu reclamações de clubes sul-americanos. Houve uma ameaça por parte dos times de jogar com reservas nesta quarta de final e deixar o Mundial em segundo plano. A alegação feita pelos dirigentes à Conmebol é de que mandariam titulares e correriam risco de uma eliminação precoce que causaria problemas. A confederação sul-americana entende que não tem como obrigar ninguém a usar titulares.

Além disso, o argumento da Conmebol é de que o argumento técnico da Fifa para a mudança se restringe aos últimos dez anos. Os times sul-americanos têm desempenho de 60% na semifinal, e 40% de eliminação nesse período. Mas, considerando 20 anos, o rendimento foi superior pelo levantamento da confederação.

Ainda não há uma data para a Fifa bater o martelo sobre o assunto.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes