Rodrigo Mattos

Rodrigo Mattos

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Silêncio da Uefa sobre racismo contra Vinicius Jr é constrangedor

Na quarta-feira, torcedores do Atletico de Madrid cantaram em volta do Estádio Metropolitano que Vinicius Jr. é um chimpanzé. As cenas eram prévias à partida pelas oitavas-de-final diante da Inter de Milão, na qual o time espanhol se classificou.

Por suas redes sociais, o jogador do Real Madrid cobrou da UEFA sanções pelos gritos racistas.

"Espero que vocês já tenham pensado na punição deles. @Champions League @UEFA. É uma triste realidade que passa até nos jogos que eu não estou presente!"

Ainda houve gritos de morte a Vinicius por parte de torcedores do Barcelona no confronto diante do Napoli.

Além de Vinicius Jr, o Real Madrid fez denúncia de manifestação de ódio dos torcedores dos rivais para autoridades espanholas. E o governo brasileiro pediu uma atitude da UEFA.

Nesse cenário, passados dias do fato, a UEFA se mantém em absoluto silêncio. Não houve menção ao fato no sorteio dos confrontos das quartas-de-final, nenhuma nota condenando o racismo, nenhum procedimento disciplinar divulgado.

Questionada pela agência Reuters, a UEFA informou que, se os gritos ocorreram no estádio ou nos seus arredores, a entidade vai avaliar no relatório do jogo. É uma resposta absolutamente protocolar para um caso tão grave.

Patrocinadores da Champions League - como a Heineken, PS4, Batata Lay's e Mastercard, entre os que têm atividades no Brasil - também não se manifestaram após a competição ser associada ao racismo pelos gritos. É como se todo mundo até agora estivesse olhando para o lado fingindo que não aconteceu, apegado a trâmites burocráticos.

Tanto a entidade quanto seus parceiros comerciais demonstram uma tolerância ao preconceito superior até à La Liga. Lembrando que a organizadora do campeonato espanhol reagiu de forma protocolar e chegou a confrontar Vinicius Jr, mas depois, ao menos, passou a condenar e instaurar inquéritos para os ataques ao jogador. A UEFA nem isso: protagoniza uma omissão constrangedora.

Continua após a publicidade

Não é à toa que os torcedores se sentem tão à vontade para insultar Vinicius Jr com cânticos racistas até na maior competição de clubes de mundo. Sabem que nada ou quase nada vai acontecer, nenhuma arquibancada do Atlético de Madrid será fechada. Quando muito, se acordar do seu conveniente silêncio, a UEFA vai botar uma faixa contra o racismo nos próximos jogos.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes