Topo

Rodrigo Mattos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Champions muda concorrência de direitos e dividirá jogos por duas Tvs

Confira os memes do jogo entre Liverpool x Real Madrid na Champions League - GettyImages
Confira os memes do jogo entre Liverpool x Real Madrid na Champions League Imagem: GettyImages

Colunista do UOL

08/03/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A UEFA iniciou o processo de concorrência dos direitos de TV da Champions League para a partir da temporada 2024/2025. E houve uma mudança no modelo: dividiu-se em dois pacotes de jogos, independentemente da plataforma. Antes, havia previsão de uma TV Fechada e uma TV Aberta, atualmente TNT Sports/Warner e SBT.

A equipe da Team, agência que representa a UEFA, já está no Brasil para apresentar as regras para as plataformas brasileiras. A tendência é que participem da disputa Warner, ESPN, Amazon, Paramount, Globo (Sportv) e SBT.

É preciso lembrar que a Champions terá um novo formato a partir da temporada de 2024/2025. Acabará o sistema com grupos e haverá um turno único com 36 times (atualmente são 32 equipes). Neste turno único, serão disputados oito jogos por cada clube. Trata-se do sistema suíço de cruzamento.

A partir daí, haverá oito classificados às oitavas e outros 16 times (do 9o ao 24o) disputam um mata-mata para avançar até esta fase. Com isso, haverá um aumento considerável de jogos a serem vendidos.

Por isso, a Team explicou às TVs brasileiras que haverá uma divisão em dois pacotes. Um dos pacotes inclui as partidas de terça-feira, e outro, os jogos de quarta-feira. Ambos terão a final da competição. Qualquer plataforma pode comprar os pacotes.

Desta forma, não há garantia de que uma TV Aberta comprará os direitos. Explica-se: não faz sentido para uma televisão aberta comprar tantos jogos pois nem terá grade para exibi-lo. Mas a UEFA tem a intenção de manter a competição em alguma plataforma aberta por conta da promoção dela.

Por isso, a UEFA mostrou-se flexível na negociação dos direitos. Há a possibilidade da formação de um consórcio com mais de uma plataforma fazendo proposta por um dos pacotes de jogo. E há também a alternativa de uma TV Fechada (ou streaming) ceder jogos à TV Aberta em troca de um desconto de seus pagamentos pelos direitos.

As propostas serão enviadas até 21 de março. Depois disso, costuma haver uma fase de negociação com a UEFA. A intenção é encaixar ofertas para obter o maior valor possível - a entidade espera um crescimento no valor atual dos direitos. Há até a possibilidade de uma só plataforma fazer uma proposta maior para tentar levar todos os direitos.