Topo

Rodrigo Mattos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Novo Mundial de clubes terá formato de Copa do Mundo

Real Madrid celebra título do Mundial de Clubes da Fifa - Abu Adem Muhammed/Anadolu Agency via Getty Images
Real Madrid celebra título do Mundial de Clubes da Fifa Imagem: Abu Adem Muhammed/Anadolu Agency via Getty Images

19/02/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Aprovado no Conselho da Fifa, o novo Mundial de Clubes deve ter a fórmula igual à da última Copa do Mundo. A competição, ideia do presidente Gianni Infantino, terá 32 times e será realizada em junho e julho de 2025. A intenção é fazê-la com oito grupos de quatro, e 16 classificados às eliminatórias.

A Fifa já definiu a distribuição das vagas. Serão 12 para a Uefa (Europa), seis para a América do Sul (Conmebol), AFC (Ásia), CAF (África) e Concacaf (Américas Central e Norte) terão quatro cada, além de uma vaga para OFC (Oceania) e uma vaga ao país-sede.

Cada confederação continental definirá o critério da distribuição de suas vagas. A Conmebol ainda não decidiu como escolherá seus representantes. A tendência, obviamente, é que a Libertadores seja usada como a principal referência, com mais classificados.

Mas não se sabe ainda qual o ciclo de anos da competição continental que a confederação sul-americana usará para definir as vagas.

Outro ponto é que Infantino certamente está em busca de financiadores para sua competição. Em seu primeiro projeto, ele buscou fundos para bancar o Mundial, mas fracassou. Contribuiu para isso a resistência de clubes europeus e a pandemia de coronavírus.