Topo

Rodrigo Mattos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Globo aceita expor patrocinadores da Libertadores e disputa Sul-Americana

Globo aceita expor patrocinadores da Libertadores e segue na disputa pelos direitos de transmissão da Sul-Americana - Heuler Andrey/Getty Images
Globo aceita expor patrocinadores da Libertadores e segue na disputa pelos direitos de transmissão da Sul-Americana Imagem: Heuler Andrey/Getty Images

02/05/2022 10h37

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Globo aceitou exibir os patrocinadores da Libertadores em sua proposta feita à Conmebol para ter os direitos da competição. A emissora disputa com o SBT para ter jogos da competição na TV Aberta. As duas emissoras, Globo e SBT, também concorrem pela Sul-Americana na TV Aberta.

A Conmebol e a FC Diez, agência da entidade, fazem a concorrência pelos direitos das duas competições continentais para o período de 2023 a 2026. Foram criados quatro pacotes para cada campeonato. Houve um primeiro round em que ainda não foram definidos os vencedores na TV Aberta e na TV Fechada. As empresas têm prazo até esta segunda-feira para entregar novas propostas para a concorrência.

A proposta inicial da Globo já incluiu a previsão de exibir os patrocinadores da Libertadores, como fez o SBT desde que assumiu a competição em 2020. Assim, há previsão de inserções das marcas de apoiadores em placares e em outras imagens do jogo. A Globo também aceitou todas as outras contrapartidas comerciais da Conmebol. É uma grande mudança, já que a emissora carioca sempre foi resistente a esse item por não querer impacto nos seus próprios parceiros que compram cotas do futebol.

Pela oferta, a Globo aceita receber o feed de imagens produzido pela FC Diez e pela Conmebol, sem limpar as marcas. A confederação sul-americana é responsável por produzir as filmagens de jogos desde 2019 quando adotou novo modelo, mas a emissora carioca recebia o conteúdo sem as marcas de patrocinadores.

Essa postura da Globo a ajuda na luta pelos direitos da Libertadores. Seria uma vantagem competitiva para o SBT se apenas a emissora aceitasse exibir os patrocinadores.

A Conmebol e a FC Diez também negociam renovações com patrocinadores. Com suas marcas exibidas durante os jogos, os contratos são valorizados e podem atingir montantes maiores.

Na Sul-Americana, Globo e SBT têm disputa igual à da Libertadores. Há ainda algumas propostas para TVs ou streaming pagos, cujos nomes não foi possível descobrir. Mas essa faixa de canais fechados tem sido mais disputada do que a Aberta.

Há ofertas inclusive para que os jogos da Sul-Americana fossem só em TVs fechadas. Mas a tendência é que a Conmebol e a FC Diez optem por um modelo que inclua a TV Aberta por uma maior exibição e distribuição do conteúdo.

Os resultados das concorrências das duas competições continentais devem sair até o final da semana.

  • Acompanhe os destaques do dia no esporte na Live do Danilo e do Vitão: