Topo

Rodrigo Mattos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Globo atuou para derrubar canal autorizado a transmitir jogo do Corinthians

Fagner e Carlos Eduardo disputam lance em Corinthians e Athletico-PR - Gabriel Machado/AGIF
Fagner e Carlos Eduardo disputam lance em Corinthians e Athletico-PR Imagem: Gabriel Machado/AGIF

01/09/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O canal do gamer Bruno Gomes, conhecido como Nobru, foi derrubado pela plataforma Twitch enquanto transmitia o jogo Athletico x Corinthians. Foi a Globo a responsável pela notificação que levou à queda do canal: a empresa alega que cometeu um equívoco com a ação. Nobru tinha um acordo com o Athletico para poder passar a partida, enquanto o time paranaense tem uma decisão judicial que sustenta suas transmissões. Ou seja, a transmissão era regular.

A disputa entre Athletico e Globo começou no meio do ano passado quando o governo federal editou a MP do Mandante. O clube paranaense, que não tinha vendido os direitos de pay-per-view para a emissora, negociou-os com a parceira Live Mode. A partir daí, houve uma disputa judicial em torno do direito de o Athletico transmitir jogos: o clube tem, neste momento, decisão favorável na Justiça do Paraná.

No caso do jogo com o Corinthians, a briga se estendeu ao clube rival. A diretoria alvinegra também entendeu que tinha seus direitos de transmissão feridos pelo Athletico e entrou na Justiça para tentar barrar o jogo. Foi o que explicou o vice-jurídico corintiano, Herói Vicente.

A Justiça não deu liminar pedida pelo clube alvinegro. Então, o Corinthians desistiu da briga, embora acreditasse que o clube paranaense não poderia transmitir nem na sua plataforma nem de parceiros. O clube não tomou outras medidas na sequência.

Com a transmissão permitida, o Athletico negociou parceiras com a Jovem Pan e com o canal do Nobru, que é corintiano e tem 3,5 milhões de seguidores na plataforma. Ele é conhecido como gamer e campeão mundial do jogo "Free Fire". Ambos só podiam transmitir jogos em canal fechado, cobrando assinatura. Esse é o direito que o clube tem por decisão judicial.

A Globo comunicou o Twitch de que eram burlados seus direitos contratuais pela transmissão. Com isso, o Twitch derrubou a transmissão. Só foi retomada depois do jogo.

Em uma mensagem no Twitter, Nobru afirmou: "Jogo estava autorizado para ser transmitido, não sou maluco de transmitir algo sem consultar ou tiver a permissão família, mas relaxa, iremos reativar o canal e entrar com processo judicial com quem derrubou a live. Abraços e tô voltando para casa, Vai Corinthians!!!"

O blog tentou contato com o gamer por meio de seu empresário, mas não recebeu resposta. Já a Globo reconheceu sua ação, mas afirmou que foi equívoco e não uma atuação deliberada contra a transmissão:

"Não houve ação deliberada da Globo em relação à partida Athletico-PR x Corinthians. Foi um equívoco na rotina de ações de defesa dos direitos autorais e de transmissões de eventos. O fato de o Athletico-PR já ter transmitido outros jogos mostra que foi um fato isolado. É importante lembrar que a Globo sempre respeita e acata decisões judiciais, ainda que com elas não concorde", afirmou a comunicação da Globo.

A Lei do Mandante já foi aprovada no Congresso, na Câmara e no Senado. Há um artigo que prevê que não vale para contratos antigos. Mas é provável que isso não interrompa a disputa entre o Athletico e a Globo. A emissora acredita que, por contrato, os direitos dos outros times como visitante também lhe pertencem, enquanto o clube acredita que tem a prerrogativa de transmitir partidas como mandante.