PUBLICIDADE
Topo

Blog do Rodrigo Mattos

Globo prepara ação para evitar transmissão da Turner de jogos de seus times

Rodrigo Mattos

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de ?O Estado de S. Paulo? em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

06/08/2020 04h00

A Globo já prepara ação na Justiça para evitar que eventualmente a Turner transmita jogos de seus times no Brasileiro. Repetirá a estratégia usada no Carioca de agir perto dos jogos nos próximos dias. Porém, no momento, ainda não há nenhuma certeza de que a Turner de fato vai passar qualquer partida pois há indecisão na emissora sobre a Série A.

Pela tabela da CBF, a Turner só transmitiria Coritiba x Internacional, times com os quais tem acordo de televisão. Havia previsão inicial de passar Palmeiras x Vasco, usando como base a MP do Mandante - já que a emissora tem acordo com o time alviverde. Portanto, teoricamente, a Turner já não iria entrar em guerra com a Globo neste final de semana.

Na Globo, a estratégia é se prevenir. A emissora vai usar um pedido de liminar similar ao que foi feito para tentar impedir que fosse transmitido jogo do Flamengo no Carioca. A tese jurídica da emissora é de que tem cláusula de exclusividade sobre os 11 clubes que assinaram acordos de TV Aberta, TV Fechada e pay-per-view com a emissora. Como o contrato foi feito antes da MP do Mandante, a Globo entende que é um ato jurídico perfeito que seria burlado por uma transmissão da Turner.

Na ação relacionada ao Carioca, a emissora carioca ganhou na segunda instância da Justiça do Rio o processo contra o Flamengo, embora tenha essa decisão tenha ocorrido posteriormente ao jogo. Assim, a emissora rompeu o contrato do Brasileiro.

Por enquanto, a Turner nem anunciou os jogos do Brasileiro, nem tem certeza de que haverá transmissão. A emissora ainda negocia um acordo com os oito clubes com os quais tem contrato já que até agora não fez pagamentos nesta temporada de 2020.

Blog do Rodrigo Mattos