Topo

Rodrigo Mattos

Globo prepara ação para evitar transmissão da Turner de jogos de seus times

06/08/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Globo já prepara ação na Justiça para evitar que eventualmente a Turner transmita jogos de seus times no Brasileiro. Repetirá a estratégia usada no Carioca de agir perto dos jogos nos próximos dias. Porém, no momento, ainda não há nenhuma certeza de que a Turner de fato vai passar qualquer partida pois há indecisão na emissora sobre a Série A.

Pela tabela da CBF, a Turner só transmitiria Coritiba x Internacional, times com os quais tem acordo de televisão. Havia previsão inicial de passar Palmeiras x Vasco, usando como base a MP do Mandante - já que a emissora tem acordo com o time alviverde. Portanto, teoricamente, a Turner já não iria entrar em guerra com a Globo neste final de semana.

Na Globo, a estratégia é se prevenir. A emissora vai usar um pedido de liminar similar ao que foi feito para tentar impedir que fosse transmitido jogo do Flamengo no Carioca. A tese jurídica da emissora é de que tem cláusula de exclusividade sobre os 11 clubes que assinaram acordos de TV Aberta, TV Fechada e pay-per-view com a emissora. Como o contrato foi feito antes da MP do Mandante, a Globo entende que é um ato jurídico perfeito que seria burlado por uma transmissão da Turner.

Na ação relacionada ao Carioca, a emissora carioca ganhou na segunda instância da Justiça do Rio o processo contra o Flamengo, embora tenha essa decisão tenha ocorrido posteriormente ao jogo. Assim, a emissora rompeu o contrato do Brasileiro.

Por enquanto, a Turner nem anunciou os jogos do Brasileiro, nem tem certeza de que haverá transmissão. A emissora ainda negocia um acordo com os oito clubes com os quais tem contrato já que até agora não fez pagamentos nesta temporada de 2020.