Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Mbappé, Haaland, Messi: 7 astros que poderiam defender outras seleções

Dos 832 jogadores que disputaram a Copa do Mundo-2022, nada menos que 136 não disputaram a competição pela seleção do país onde nasceram. Ainda que esse número não tenha sido divulgado, outros tantos até jogaram por sua terra-natal, mas poderiam também optar por outras nações (de antepassados ou clubes que defenderam).

Em tempos de mundo globalizado, com pessoas migrando o tempo todo de um país para outro em busca de melhores oportunidades de vida, a questão da cidadania se tornou bem mais complexa. E o futebol acompanha essa dinâmica.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete jogadores importantes no cenário internacional que tiveram lá no início da carreira a oportunidade de escolher entre duas ou mais seleções para defender.

KYLIAN MBAPPÉ
Atacante, 25 anos, França

O astro do Paris Saint-Germain é nascido na França, mas sua família paterna é de origem camaronesa e a materna, argelina. Quando Mbappé era adolescente, seu pai chegou a oferecê-lo à seleção de Camarões, mas não gostou da resposta dada pela federação (segundo ele, queriam cobrar por uma convocação para as equipes de base). Quem se deu bem com isso foi a França, que já ganhou uma Copa do Mundo (2018) e foi finalista de outra (2022) tendo Kylian como protagonista.

ERLING HAALAND
Atacante, 23 anos, Noruega

Imagem
Imagem: Getty Images

O artilheiro da Premier League e da Liga dos Campeões poderia ter ido a campo no amistoso entre Inglaterra e Brasil, ontem. É que Haaland nasceu em território inglês, enquanto seu pai jogava por lá. Erling só se mudou para a Noruega aos três anos, quando o ex-volante e lateral de Leeds United e Manchester City interrompeu a carreira por conta de uma lesão e retornou para casa. Agora, Haaland tem a missão de tentar devolver a seleção norueguesa a uma competição importante, algo que ainda não aconteceu neste século.

LIONEL MESSI
Meia-atacante, 36 anos, Argentina

Continua após a publicidade
Imagem
Imagem: Jhony Pinho/Agif

O recordista de prêmios de melhor jogador do mundo mudou-se para a Espanha quando tinha 13 anos e construiu a maior parte da sua trajetória nos gramados por lá. Ignorado durante um bom tempo pelas seleções de base da Argentina, só foi convocado pela primeira vez para a equipe sub-20 depois que a AFA foi informada que os espanhóis pretendiam aproveitá-lo. O resto é história: Messi virou o maior artilheiro argentino de todos os tempos e levou seu país à conquista do tricampeonato mundial.

JAMAL MUSIALA
Meia-atacante, 21 anos, Alemanha

Imagem
Imagem: Kirill KUDRYAVTSEV / AFP

Um dos principais nomes da nova geração germânica, o meia-atacante do Bayern passou a adolescência toda se alternando entre convocações para as seleções menores da Alemanha (país onde nasceu) e da Inglaterra (onde viveu entre os sete e os 16 anos). Quando teve suas primeiras chances no gigante bávaro, Musiala ainda era jogador do English Team sub-21 e dava pinta de que logo seria parceiro de Harry Kane e cia. Mas o jovem mudou de ideia em cima da hora e resolveu vestir a tradicional camisa quatro vezes vencedora de Copas do Mundo.

ACHRAF HAKIMI
Lateral direito, 25 anos, Marrocos

Continua após a publicidade
Imagem
Imagem: Matthew Childs/Reuters

Um dos melhores laterais direitos do mundo, o jogador do PSG nasceu em Madri e fez praticamente toda sua formação profissional no Real. Naturalmente, ainda muito cedo começou a receber convites para jogar pelas seleções espanholas de base. Mas Hakimi nunca quis jogar pela Roja e ficou à espera de um convite para defender Marrocos, terra de origem da sua família. Nas oitavas de final da Copa-2022, coube ao filho de imigrantes a tarefa de missão de converter o pênalti que classificou os marroquinos e eliminou a Espanha.

KARIM BENZEMA
Atacante, 36 anos, França

Imagem
Imagem: Pool via REUTERS

Vencedor da Bola de Ouro de melhor jogador do mundo em 2022, o ex-artilheiro do Real Madrid passou boa parte da carreira ouvindo críticas na França por se recusar a cantar o hino nacional antes das partidas dos "Bleus". Mas Benzema sempre deixou claro que jogar pela seleção do país onde nasceu era apenas uma escolha profissional, aquilo que ele julgava melhor para sua carreira. Se fizesse uma escolha baseada apenas na emoção, o centroavante teria optado por defender a Argélia, terra dos seus avós e nação com a qual mais se identifica.

THIAGO ALCÂNTARA
Meia, 32 anos, Espanha

Continua após a publicidade
Imagem
Imagem: Reprodução/Twitter

Nascido na Itália e filho de Mazinho, um dos integrantes da seleção brasileira que ganhou a Copa do Mundo-1994, Thiago começou a jogar pela Espanha na categoria sub-16 e não mudou mais de ideia. Segundo seu pai, o hoje meia do Liverpool foi oferecido várias vezes à CBF quando ainda era garoto e não tinha criado raízes tão profundas assim com o futebol espanhol. Mas, como os dirigentes brasileiros nunca responderam aos apelos de Mazinho, Thiago se sentiu livre para continuar jogando pelo país passou a adolescência e o início da vida adulta.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes