Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Brasil tem 15 dos 17 elencos mais caros da América do Sul; Palmeiras lidera

Vencedor das últimas cinco edições da Copa Libertadores, o Brasil não construiu a mais longeva hegemonia de um país em toda a história da competição continental por mera obra do acaso.

De acordo com estimativa feita pelo "Transfermarkt", plataforma especializada na cobertura do Mercado da Bola internacional, o único futebol cinco vezes campeão mundial possui atualmente 15 dos 17 elencos mais valiosos da América do Sul.

Somente os dois mais tradicionais clubes da Argentina, River Plate (quinto colocado no ranking) e Boca Juniors (nono), conseguem incomodar, ainda que de leve, esse domínio econômico brasileiro no universo da Conmebol.

Palmeiras é o número 1

Vencedor de duas dessas cinco Libertadores recentes ganhas por brasileiros (2020 e 2021), o Palmeiras é o único clube da América do Sul cujo elenco tem um valor de mercado superior a 200 milhões de euros (R$ 1,1 bilhão).

A equipe dirigida por Abel Ferreira tem o 56º grupo de jogadores mais valioso do futebol mundial e ocupa a segunda colocação quando considerados apenas os clubes de fora da Europa -perde para o Al-Hilal, da Arábia Saudita, onde atua Neymar.

Flamengo, Corinthians e Fluminense, todos brasileiros, são os outros times do continente com preço acima dos 100 milhões de euros (R$ 544 milhões). Assim como o Palmeiras eles também estão no top 100 global.

Sorteio define cara da Libertadores

Após o encerramento dos mata-matas preliminares e a definição dos últimos quatro times classificados (Botafogo, Palestino, Nacional-URU e Colo-Colo), a Libertadores-2024 realizará hoje o sorteio da sua fase de grupos.

Continua após a publicidade

Cinco dos sete times brasileiros ainda vivos na disputa estão no papel de cabeça-de-chave e não podem se enfrentar logo de cara: Fluminense, Palmeiras, Flamengo, Grêmio e São Paulo. River, Peñarol e LDU são os outros detentores desse direito.

O Atlético-MG está no segundo pote do sorteio e o Botafogo, no último (quarto). O Red Bull Bragantino, que seria o oitavo representante do país na competição, foi eliminado ainda nos playoffs e não participará da fase de grupos.

Elencos mais caros da América do Sul

1 - Palmeiras (BRA): 209,7 milhões de euros
2 - Flamengo (BRA): 172,6 milhões de euros
3 - Corinthians (BRA): 114,8 milhões de euros
4 - Fluminense (BRA): 106,6 milhões de euros
5 - River Plate (ARG): 97,6 milhões de euros
6 - Internacional (BRA): 97,1 milhões de euros
7 - Atlético-MG (BRA): 89,1 milhões de euros
8 - São Paulo (BRA): 87,6 milhões de euros
9 - Boca Juniors (ARG): 76,8 milhões de euros
10 - Grêmio (BRA): 73,7 milhões de euros

Fonte: Transfermarkt

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes