Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Neymar, Thiago Silva e cia: 7 veteranos que devem voltar ao Brasil em breve

Começar a carreira nas categorias de base de um clube brasileiro, viver seus melhores anos vestindo a camisa de um time poderoso do exterior e retornar para seu país natal já na maturidade para completar por aqui seu ciclo nos gramados.

O roteiro acima é uma espécie de história padrão de muitos dos jogadores de primeiro escalão do futebol pentacampeão mundial, aqueles que vestem a camisa da seleção e são idolatrados por torcedores.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete nomes que estão para entrar na fase final desse ciclo. E é bem provável que, ao longo das próximas janelas de transferências, eles sejam contratados por um clube brasileiro e retornem ao futebol onde iniciaram suas trajetórias.

NEYMAR
Meia-atacante, 32 anos, Al-Hilal (ARA)

Principal jogador brasileiro da sua geração e último atleta do país a subir no pódio de premiações de melhor do mundo (Bola de Ouro ou The Best), o camisa 10 do Al-Hilal já é tratado nos bastidores do Santos como um reforço quase certo para 2025. Neymar ficará livre do vínculo com o clube saudita em julho do próximo ano e é visto pelo presidente Marcelo Teixeira, com quem tem ótimas relações, como o "presente ideal" para celebrar uma possível volta alvinegra à primeira divisão do Brasileiro.

THIAGO SILVA
Zagueiro, 39 anos, Chelsea (ING)

Imagem
Imagem: MATTHEW CHILDS/Action Images via Reuters

De acordo com o tabloide britânico "Daily Star", o ex-capitão da seleção está na lista de 15 jogadores que o Chelsea pretende liberar no fim desta temporada. Como o contrato de Thiago Silva vai só até julho, o clube que quiser contratá-lo nem precisa sentar para conversar com os ingleses e pode negociar diretamente com seu estafe. Quem já está esfregando as mãos com a possibilidade de contar com o zagueiro é o Fluminense, time onde ele despontou no cenário nacional e com quem vem mantendo uma espécie de namoro público já há alguns anos.

ROBERTO FIRMINO
Atacante, 32 anos, Al-Ahli (ARA)

Continua após a publicidade
Imagem
Imagem: Getty Images

Apesar de ainda ter dois anos de contrato pela frente com o Al-Ahli, não é certo que Firmino permanecerá por todo esse tempo na Arábia. O ex-atacante do Liverpool é uma das estrelas que não curtiram muito o futebol do Oriente Médio e que podem forçar uma saída prematura do país. Com a sede cada vez maior dos clubes sauditas em buscar grandes nomes na Europa, é bem possível que ele acabe sendo liberado para abrir espaço a outro estrangeiro no elenco. No começo do ano, o Corinthians chegou a fazer uma sondagem pelo camisa 9.

OSCAR
Meia, 32 anos, Shanghai Port (CHN)

Imagem
Imagem: Divulgação

Depois de quase oito anos ganhando um dos maiores salários do futebol mundial na China, o meia deixará o Shanghai Port em novembro, quando chega ao fim seu contrato. Devido ao teto salarial para estrangeiros imposto pelo governo local, continuar no segundo país mais populoso do mundo deixará de ser interessante para Oscar. Apesar do possível interesse de EUA e Arábia Saudita em contratá-lo, o destino mais provável do meia é mesmo um retorno ao Brasil. O Internacional já admitiu publicamente que quer o jogador, e o Flamengo é outro interessado.

ALEX SANDRO
Lateral esquerdo, 33 anos, Juventus (ITA)

Continua após a publicidade
Imagem
Imagem: Getty Images

Titular da seleção na última Copa do Mundo, o veterano já é praticamente uma carta fora do baralho para a Juventus. Nem mesmo a possibilidade de atuar também no miolo de zaga tem sido suficiente para dar grande minutagem para Alex Sandro. O brasileiro tem sido reserva na maioria das partidas da Velha Senhora e, por isso, não deve receber uma proposta interessante para renovar seu contrato, que termina junto com a temporada. Athletico-PR e Santos, clubes que Alex Sandro defendeu no Brasil, já demonstraram interesse em repatriá-lo.

PHILIPPE COUTINHO
Meia, 31 anos, Al-Duhail (QAT)

Imagem
Imagem: Noushad Thekkayil/NurPhoto via Getty Images

Já faz pelo menos dois anos que, em toda janela de transferências, algum clube brasileiro tenta repatriar o antigo meia de Barcelona e Liverpool. Nas temporadas anteriores, Corinthians e Vasco esbarraram nas pedidas do Aston Villa, que ainda acreditava que poderia fazer algum caixa com a venda de Coutinho. Agora, o cenário na Inglaterra é de completa descrença com o meia. Quando o brasileiro voltar do empréstimo ao Al-Duhail (Qatar), no meio do ano, o Villa não deve impor muitas condições para negociá-lo de novo, de preferência, em definitivo.

ALLAN
Volante, 32 anos, Al-Wahda (EAU)

Continua após a publicidade
Imagem
Imagem: Divulgação

Não faz tanto tempo assim que o volante estava na seleção brasileira e também no campeonato nacional mais badalado do planeta (jogava no Everton, da Inglaterra). Mesmo hoje distante de voltar a vestir a amarelinha e atuando em uma liga mais periférica, a dos Emirados Árabes, Allan continua apresentando um futebol da mais alta regularidade. Ele já tem um pré-contrato assinado com o Botafogo e deve chegar ao Rio de Janeiro no meio do ano.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes