Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Chelsea planeja 'barca' e deve liberar Thiago Silva para volta ao Brasil

Decepcionado com mais um ano abaixo do esperado do Chelsea e com a perspectiva de ficar outra vez sem se classificar para a Liga dos Campeões da Europa, o magnata norte-americano Todd Boehly pretende fazer uma reformulação completa de elenco para a próxima temporada.

De acordo com o tabloide britânico "Daily Star", nada menos que 15 jogadores atualmente vinculados ao clube londrino serão negociados ou liberados para procurar outros clubes na janela de transferências de julho.

A lista de dispensáveis conta com nomes como o goleiro Kepa Arrizabalaga e o centroavante Romelu Lukaku (emprestados a Real Madrid e Roma, respectivamente), o lateral esquerdo Marc Cucurella, o meia Conor Gallagher e o atacante Raheem Sterling, além do zagueiro brasileiro Thiago Silva.

Qual a situação de Thiago Silva?

O veterano de 39 anos tem contrato com o Chelsea até o fim da temporada. Ou seja, o clube que desejar contratá-lo não precisa negociar com a equipe inglesa (e nem pagar para ela), mas apenas com o estafe do jogador.

Como Thiago Silva está a menos de seis meses do fim do seu vínculo, ele já pode inclusive assinar um pré-contrato para o segundo semestre, ou seja, selar um termo de compromisso que deixe sua transferência engatilhada.

Titular durante a maior parte da temporada, o brasileiro perdeu espaço nas últimas semanas, depois de sofrer uma leve lesão no ligamento do joelho esquerdo. Mesmo recuperado do problema físico, ele foi deixado no banco em tempo integral nos dois últimos compromissos dos "Blues".

Volta ao Brasil em pauta

Até por conta da idade elevada, é pouco provável que Thiago Silva se transfira para um outro time importante da Europa. A opção seria jogar em equipes menores do Velho Continente ou fazer um contrato milionário na Arábia Saudita.

Continua após a publicidade

Só que essas possibilidades não são a prioridade do zagueiro, que já há algumas temporadas tem incentivado um clima de flerte público com o Fluminense, clube em que "explodiu" no cenário internacional.

Caso o Chelsea realmente não apresente uma proposta de renovação para seu camisa 6, o caminho mais provável é que ele acabe voltando ao Brasil para encerrar sua carreira por aqui. E, nesse cenário, o atual campeão da Libertadores acaba sendo o favorito para contratá-lo.

Ano ruim (de novo)

Apesar da vitória por 3 a 2 sobre o Newcastle, na segunda-feira, o Chelsea continua na metade de baixo da classificação da Premier League, uma marca incomum na história recente do clube, mas que já havia acontecido na temporada passada.

Com mais 11 jogos por fazer até o fim da competição, o time dirigido por Mauricio Pochettino ocupa a 11ª colocação e soma 39 pontos, 16 a menos que o Aston Villa, quarto e atual dono da última vaga inglesa na próxima Champions.

No momento, a melhor chance de os Blues descolarem a vaga para algum torneio continental de 2024/25 é vencer a Copa da Inglaterra, competição em que enfrentará o Leicester, neste domingo, pelas quartas de final.

Continua após a publicidade

O vencedor da FA Cup ganha o direito de jogar a fase de grupos da Liga Europa. Não é Champions, mas já serviria para amenizar um pouco o prejuízo de um dos clubes mais poderosos e endinheiras do planeta.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes