Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Com Neymar e Jesus, Al-Hilal gastou R$ 2,1 bi para alcançar recorde mundial

Um time da Premier League inglesa que enfrenta adversários da Arábia Saudita e de outros países asiáticos. É assim que pode ser definido o Al-Hilal, que acaba de chegar a 27 vitórias consecutivas e igualar a maior sequência de resultados positivos já vista na história do futebol mundial.

Para montar o elenco que ainda está invicto nesta temporada e levar ao Oriente Médio nomes como o brasileiro Neymar, o português Rúben Neves, o senegalês Kalidou Koulibaly e o goleiro marroquino Bono, o clube de Riad fez um investimento similar aos de West Ham e Aston Villa, equipes da parte de cima da tabela da primeira divisão da Inglaterra.

Segundo o "Transfermarkt", site especializado na cobertura do Mercado da Bola, o Al-Hilal gastou um total de 393 milhões de euros (R$ 2,1 bilhões) na compra dos direitos econômicos dos jogadores que atualmente estão nas mãos do técnico português Jorge Jesus (ex-Flamengo).

Nada menos que as oito contratações mais caras da história do clube fazem parte do elenco que ontem celebrou uma vitória de virada por 3 a 1 sobre o Al-Riyadh, pelo Campeonato Saudita, e o recorde mundial.

O valor gasto pelo Al-Hilal na montagem do seu time para a temporada 2023/24 supera o de vários clubes do escalão mais alto da Europa, como Barcelona, Atlético de Madri, Milan, Borussia Dortmund e Inter de Milão.

Além de Neymar, que está fora de ação desde outubro devido a uma grave contusão de joelho, outros três jogadores brasileiros jogam no novo recordista mundial de vitórias consecutivas: o lateral esquerdo Renan Lodi e os pontas Michael e Malcom. O trio foi titular no jogo que selou o recorde -o ex-Flamengo, inclusive, marcou um dos gols da partida histórica.

Anatomia do recorde

A marca histórica do Al-Hilal começou a ser construída no dia 25 de setembro, com o 2 a 1 aplicado sobre o Al-Jabalain, da segunda divisão, em jogo válido pela primeira rodada Copa do Rei.

Nos cinco meses e meio seguintes, a equipe de Jesus obteve mais duas vitórias no torneio mata-mata nacional, 16 na Premier League local e oito na Liga dos Campeões Asiáticas. Também nesse período, bateu equipes de três países diferentes: Irã, Índia e, claro, da Arábia.

Continua após a publicidade

O time saudita venceu ainda dois jogos de intertemporada (Inter Miami e Al-Nassr), na virada de janeiro para fevereiro, que não entram na conta porque se tratavam de amistosos, não de compromissos oficiais.

Após igualar o recorde estabelecido em 2016 pelo The New Saints, de Gales, o Al-Hilal tem agora a missão de se isolar como dono da maior sequência de vitórias que o futebol mundial já viu. Para isso, terá de derrotar seu principal rival, o Al-Ittihad, em clássico nesta terça-feira, pelas quartas de final da Champions -como ganhou por 2 a 0 no jogo de ida, ficará com a classificação mesmo que perca por um gol de diferença.

Maiores sequências de vitórias da história do futebol

27 vitórias: Al-Hilal (Arábia Saudita), de 2023 a 2024
The New Saints (Gales), em 2016
26 vitórias: Ajax (Holanda), de 1971 a 1972
25 vitórias: Ajax (Holanda), em 1955
24 vitórias: Coritiba (Brasil), em 2011
23 vitórias: Bayern de Munique (Alemanha), em 2020
21 vitórias: Manchester City (Inglaterra), de 2020 a 2021
20 vitórias: Rangers (Escócia), em 2013

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes