Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Por que Thiago Alcântara virou um 'sonho possível' para clubes brasileiros?

Depois de passar 15 temporadas atuando em clubes do escalão mais alto do futebol europeu, como Barcelona e Bayern de Munique, Thiago Alcântara agora se transformou em uma contratação viável para clubes brasileiros.

O meio-campista de 32 anos, que, apesar de ter escolhido defender a seleção espanhola, é filho de Mazinho, tetracampeão mundial com o Brasil em 1994, está no último semestre de contrato com o Liverpool.

E, diferente do que aconteceu durante toda sua carreira, não tem muitas perspectivas de descolar uma renovação de vínculo com os Reds ou uma transferência para outra equipe acostumada a brigar por títulos importantes no Velho Continente.

A situação pode animar times brasileiros a apresentarem propostas para tentar convencer Thiago a jogar na terra-natal do seu pai no segundo semestre. Recentemente, o Flamengo, clube que ele defendeu durante a infância, chegou a ser apontado como candidato a contratá-lo.

Questões físicas

A escassez de oportunidades futuras para Thiago na elite europeia está ligada ao seu declínio físico e às dúvidas sobre o quanto ainda pode render em um cenário de nível de exigência extrema.

Devido a problemas médicos, o meia só conseguiu disputar cinco minutos de uma única partida do Liverpool nesta temporada.

O camisa 6 precisou passar por uma cirurgia de quadril em abril do ano passado e ficou dez meses afastado do futebol. Quando retornou, no clássico contra o Arsenal, no começo de fevereiro, sofreu uma nova lesão, desta vez muscular.

Até o momento, o departamento médico do clube inglês não deu uma previsão detalhada de qual será a duração do período de afastamento do jogador.

Continua após a publicidade

Salário não é problema

De acordo com o "Capology", plataforma especializada nos salários de jogadores dos principais campeonatos nacionais do planeta, Thiago é atualmente o terceiro atleta mais bem pago do elenco do Liverpool e recebe 10,4 milhões de libras (R$ 65,5 milhões) por temporada.

Esse salário, equivalente a pouco mais de R$ 5 milhões mensais, é completamente fora da realidade de qualquer clube brasileiro.

A questão é que o meia está ciente de que, por conta das dúvidas sobre sua capacidade física, terá de baixar bastante seu faturamento para encontrar um novo clube para defender a partir de julho. Talvez a única forma de manter um rendimento nessa faixa seria uma transferência para a Arábia Saudita, o que está longe de ser seu plano A.

Ponto a ponto

Desfalcado de Thiago, o Liverpool tem travado uma bonita batalha com Manchester City e Arsenal pelo título inglês desta temporada.

Continua após a publicidade

Os Reds somaram 63 pontos nas primeiras 27 rodadas (de um total de 38) e lideram a competição. No entanto, a diferença para Citizens e Gunners é de um e dois pontos, respectivamente.

Por isso, a cada novo fim de semana, a primeira posição da Premier League pode mudar de mãos. E, no próximo, essa situação de indefinição constante ficará ainda mais evidente.

Afinal, líder e vice-líder se enfrentam no domingo, em Anfield, casa do Liverpool. Um dia antes, no sábado, o Arsenal tem um confronto teoricamente mais cômodo, contra o Brentford (15º colocado), como mandante.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes