Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Reportagem

Quem é o fenômeno do Barcelona que vai estrear pela Espanha com só 16 anos?

O recorde de jogador mais jovem a disputar uma partida oficial pela seleção adulta da Espanha tem tudo para ser destruído nesta Data Fifa.

Caso entre em campo contra a Geórgia, nesta sexta-feira, ou Chipre, na próxima segunda, o meia-atacante Lamine Yamal, do Barcelona, se transformará no primeiro adolescente de 16 anos a estrear pela "Roja".

Nascido em 13 de julho de 2007, o garoto que tem apenas cinco jogos como profissional derrubará o recorde do meio-campista Gavi, também do Barça, que debutou com a camisa espanhola quando tinha 17 anos e 62 dias.

"Novo Messi"?

Nascido na região metropolitana de Barcelona e filho de pai marroquino com mãe oriunda de Guiné Equatorial, Yamal chegou em La Masia quando tinha apenas sete anos e fez toda sua formação como jogador nas categorias de base do clube catalão.

O meia-atacante estreou pelo time principal do Barça em abril, aos 15 anos, nove meses e 16 dias (recorde do clube) e assumiu a titularidade na segunda rodada do Campeonato Espanhol desta temporada.

Yamal teve uma atuação de gala na vitória por 4 a 3 sobre o Villarreal, há dez dias, quando distribuiu duas assistências. De acordo com o "WhoScored?", plataforma que mede a performance dos jogadores a partir das estatísticas que ele produz em campo, o adolescente está tendo um 2023/24 melhor até que o de Robert Lewandowski, o craque do time culé (nota média 7,13, contra 7,09 do polonês).

Marrocos ou Espanha?

As semanas anteriores à convocação para esta Data Fifa foram marcadas por incertezas sobre qual seleção o prodígio do Barcelona escolheria defender.

Continua após a publicidade

Apesar de já ter defendido a Espanha em quatro categorias diferentes (sub-15, sub-16, sub-17 e sub-19), Yamal foi com a camisa de Marrocos a um treino da base do Barça logo depois de os africanos eliminarem os europeus na Copa do Mundo-2022 para provocar seus companheiros de time.

No primeiro semestre, o pai do agora novo astro do Barcelona chegou a ser detido por chutar um cartaz do Vox e ofender militantes do partido de extrema-direita da Espanha, que defende maiores restrições à entrada de imigrantes no país).

No depoimento à polícia, ele argumentou que não toleraria comportamentos extremistas e racistas em um país que seu filho estava representando (na época, ainda em seleções menores).

Vai começar a Copa do Mundo

A próxima Copa do Mundo começa oficialmente nesta quinta-feira, com o pontapé inicial das eliminatórias sul-americanas.

Com a ampliação no número de participantes do torneio da Fifa (que agora terá 48 seleções, e não mais 32), os seis primeiros colocados no qualificatório da Conmebol carimbarão o passaporte para o Canadá/Estados Unidos/México-2026. E a sétima melhor equipe ainda terá uma nova chance de classificação na repescagem mundial.

Continua após a publicidade

Já a Europa terá direito a 16 vagas (três a mais do que no Qatar-2022). Só que as eliminatórias da Uefa serão as últimas a começar e têm início previsto para março de 2025.

Por enquanto, a Espanha e as outras seleções do Velho Continente estão na disputa do qualificatório para a Eurocopa-2024, que será jogada no próximo ano, na Alemanha. No momento, a equipe de Lamal ocupa apenas a quarta posição do Grupo A, com três pontos ganhos em dois jogos. Porém, a líder da chave, Escócia, já foi a campo em quatro oportunidades.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes