Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Kimmich, Kovacic e destaque da Copa: os alvos do City após vencer Champions

Destaque do Bayern, Kimmich é um dos alvos do Manchester City para 2023/24 - Roland Krivec/DeFodi Images via Getty Images
Destaque do Bayern, Kimmich é um dos alvos do Manchester City para 2023/24 Imagem: Roland Krivec/DeFodi Images via Getty Images

Colunista do UOL

11/06/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Campeão europeu pela primeira vez em 129 anos de existência, o Manchester City vai continuar apostando na base que venceu as três últimas edições do Campeonato Inglês e que derrotou a Inter de Milão por 1 a 0 no "jogo mais importante da sua história", ontem, em Istambul.

A prioridade do técnico Pep Guardiola nesta janela de transferências é manter os jogadores que o ajudaram a conquistar a Champions, especialmente o capitão Ilkay Gündogan e o português Bernardo Silva, principais candidatos a ir embora.

Reforços de peso só devem desembarcar no Etihad Stadium ao longo dos próximos meses se for para repor a saída de algum atleta mais importante que seja negociado. Caso contrário, o City da temporada 2023/24 será praticamente idêntico ao que acabou de levantar o troféu mais cobiçado do futebol interclubes.

Quem chega?

A indefinição sobre o futuro de Gündogan fez o City não mergulhar na disputa por Jude Bellingham, sua prioridade de reposição para o meio-campo, que acabou assinando com o Real Madrid.

Mas Guardiola ainda tem duas cartas na manga caso realmente precise de um novo "camisa 8" para a próxima temporada. Uma delas é roubar do Chelsea o croata Mateo Kovacic. A outra é aproveitar o processo de reformulação do Bayern de Munique para levar à Inglaterra o astro Joshua Kimmich, xodó do treinador espanhol desde sua passagem para a Alemanha.

Há também a possibilidade de o City ir atrás de um defensor. Nesse cenário, o nome que tem sido mais comentado na imprensa inglesa é o de Josko Gvardiol, destaque da última Copa do Mundo e um dos principais nomes do RB Leipzig. Joga a favor do croata o fato de ele também poder atuar pelos lados, uma necessidade desde que a equipe inglesa passou a jogar sem laterais de ofício.

E, por mais improvável que pareça, existe ainda o rumor chamado Neymar. No fim do mês passado, o jornal francês "L'Équipe" publicou que Guardiola ligou ao brasileiro para saber sobre sua situação no Paris Saint-Germain. Foi o suficiente para o início das especulações.

Quem sai?

Primeiro jogador do City a levantar um troféu de Champions, Gündogan tem contrato só até o fim do mês. Embora sua saída ainda não seja tratada como fato consumado, são fortes os rumores de que o alemão irá se transferir gratuitamente para Barcelona ou Arsenal.

Quem também tem aparecido nas páginas e mais páginas da imprensa europeia dedicadas ao Mercado da Bola é Bernardo Silva. Desta vez, além do eterno interesse do Barcelona em contratá-lo, há também o Paris Saint-Germain na parada.

Dentre os reservas, as peças mais cotadas para sair são o zagueiro espanhol Aymeric Laporte e o ponta argelino Riyad Mahrez, que perderam espaço nos últimos meses e podem se interessar em uma mudança de ares. O defensor interessa ao Aston Villa, enquanto o meia-atacante é um dos nomes na mira da Arábia Saudita, novo eldorado do futebol mundial.

Quem volta?

Apesar de ter algumas dezenas de jogadores emprestados para equipes menores do cenário europeu e mais centenas de atletas espalhados pelas outras equipes do Grupo City, o novo campeão europeu dificilmente aproveitará algum nome já vinculado a ele que tenha feito parte do elenco da recém-encerrada temporada.

Nem mesmo o lateral português João Cancelo, que fez parte do grupo de Guardiola durante muito tempo e passou o último semestre no Bayern de Munique, deve ser reintegrado. Devido a problemas de relacionamento com o treinador, ele será negociado caso receba uma proposta minimamente interessante.

Dentre os garotos cedidos para ganhar experiência, aquele com maior chance de ter alguma oportunidade no time principal é o meia inglês James McAtee, de 20 anos, que marcou nove gols pelo Sheffield United na segunda divisão. No entanto, a maior possibilidade é que ele seja novamente emprestado, agora para um clube da Premier League, para completar seu processo de maturação.