Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Alvo do Fla, De la Cruz desfalcou River por lesão em 40% dos jogos no ano

Na mira do Flamengo, De la Cruz tem contrato com o River Plate até 2025 - Divulgação
Na mira do Flamengo, De la Cruz tem contrato com o River Plate até 2025 Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

25/05/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Candidato a reforço do Flamengo para rejuvenescer seu meio-campo e melhorar a capacidade física do setor no segundo semestre, o uruguaio Nicolás de la Cruz está longe de se mostrar um exemplo de vitalidade nesta temporada.

O jogador de 25 anos tem enfrentando seguidas lesões desde o começo do ano e, por conta delas, já desfalcou o River Plate em nove dos 21 jogos que disputou em 2023, ou seja, em 42,8% dos seus compromissos oficiais.

O uruguaio tem um problema crônico de longa data no joelho direito. Para não correr risco de perder espaço na seleção antes da Copa do Qatar-2022, o camisa 11 passou o último ano administrando a contusão.

Após o Mundial, encerrado em dezembro passado, De la Cruz foi submetido a um tratamento mais agressivo, com uso de células-tronco para tentar reconstruir a região afetada. Por causa dele, não participou da pré-temporada e desfalcou o River nas quatro primeiras rodadas do Campeonato Argentino.

Só que essa intervenção não foi suficiente para resolver o problema que atormentava o uruguaio.

Devido a dores no joelho, ele perdeu mais três jogos da liga argentina na virada de março para abril e também ficou de fora da estreia do seu time na Copa Libertadores da América, contra o Strongest. Além disso, não pôde defender o Uruguai na primeira Data Fifa do ano.

No último fim de semana, depois de conseguir emendar uma sequência de três partidas consecutivas (algo raro nesta temporada), De la Cruz foi poupado pelo treinador Martín Demichelis do confronto contra o Platense por conta de uma sobrecarga justamente no músculo da coxa.

A expectativa da comissão técnica é que o uruguaio tenha condições de participar normalmente do jogo contra o Sporting Cristal, a partir das 21h (de Brasília), em Lima, pela quarta rodada da Libertadores.

A contratação de De la Cruz foi um pedido de Jorge Sampaoli à diretoria do Flamengo para tentar amenizar os problemas causados ao setor de criação do time pela idade elevada de Everton Ribeiro (34 anos) e as constantes lesões de Giorgian de Arrrascaeta (28).

O interesse rubro-negro pelo jogador foi noticiado na semana passada, inicialmente pelo "ge" e confirmado pelo UOL.

Esta não é a primeira vez que o meio-campista entra no radar de clubes brasileiros. O próprio Flamengo já manifestou interesse em contratá-lo no ano passado. O Palmeiras foi outro time que chegou a abrir negociações com o jogador.

Mesmo com o interesse do futebol pentacampeão mundial, De la Cruz optou na virada do ano por renovar contrato com o River. Seu novo vínculo vai até o fim de 2025 e tem multa rescisória de 22 milhões de euros (R$ 117,4 milhões).

Mas o Flamengo talvez não precise de uma proposta tão alta assim para conseguir a liberação do uruguaio. Segundo o jornal argentino "Olé", o River está disposto a aceitar ofertas na casa dos 17 milhões de euros (R$ 90,7 milhões).

Antes mesmo de ir atrás de De la Cruz, o atual campeão da Libertadores já assegurou dois reforços para a segunda metade da temporada: o goleiro argentino Agustín Rossi, companheiro de Cristiano Ronaldo no Al-Nassr, da Arábia Saudita, e o meia-atacante Luiz Araújo (ex-São Paulo), que estava no Atlanta United, da Major League Soccer norte-americana.

Com três vitórias nas últimas três rodadas do Campeonato Brasileiro, o Flamengo já saltou para a sexta posição e tem seis pontos a menos que o líder, Botafogo (12 a 18). Neste sábado, recebe o Cruzeiro para defender a sequência de resultados positivos.