Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

7 jogadores que o Brasil pode perder para outras seleções até a Copa-2026

Caio Henrique, do Monaco, pode ser convocado pela seleção espanhola - Getty Images
Caio Henrique, do Monaco, pode ser convocado pela seleção espanhola Imagem: Getty Images

Colunista do UOL

26/03/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na Copa do Mundo do Qatar-2022, três jogadores nascidos no Brasil vestiram a camisa da seleção portuguesa: o zagueiro Pepe e os meias Matheus Nunes e Otávio.

E eles estão longe de serem pioneiros nesse processo de globalização. Já na década de 1930, havia atletas nascidos neste canto do planeta disputando a competição de futebol mais importante do mundo por outros países.

Com o fluxo cada vez maior de jogadores com dupla cidadania ou se naturalizando para jogar pelas nações onde construíram suas carreiras, o Brasil tende a sofrer um novo baque no leque de opções convocáveis para sua seleção nos próximos anos.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete atletas que a única seleção pentacampeã mundial de futebol corre risco de perder para outras nações durante o ciclo da Copa do Mundo-2026, que será organizada em parceria por Estados Unidos, Canadá e México.

CAIO HENRIQUE
Lateral esquerdo
25 anos
Monaco (FRA)
Quem quer? Espanha

Não é de hoje que a seleção espanhola pensa em convocar o lateral que vem emendando boas temporadas no Monaco. Caio Henrique foi sondado por Luis Enrique antes da Copa-2022 e também tem sido tratado como um "potencial convocável" por seu sucessor no cargo, Luis de la Fuente. Por enquanto, a Espanha ainda não deu o passo definitivo e o relacionou para alguma Data Fifa porque sabe que a preferência do ex-jogador de Fluminense e Grêmio é jogar pelo Brasil. Mas, se continuar sem receber oportunidades na sua terra natal e mudar de opinião sobre o futuro da sua carreira internacional, Caio Henrique terá a Espanha pronta para recepcioná-lo de braços abertos.

CARLOS AUGUSTO
Lateral esquerdo
24 anos
Monza (ITA)
Quem quer? Itália

Carlos Augusto (Monza) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Depois de não conseguir se classificar para as duas últimas Copas, a Itália tem "atirado" para todos os lados para conseguir montar uma seleção suficientemente forte para retornar aos Mundiais em 2026. Descendente de italianos e um raro destaque do Monza (é o artilheiro do time na temporada, mesmo atuando em uma posição cuja principal preocupação é defensiva), o ex-lateral esquerdo do Corinthians tem sido monitorado pelo técnico Roberto Mancini, que até já entrou em contato com o estafe do brasileiro para conversar sobre essa possibilidade. As chances de Carlos Augusto ser convocado pela Azzurra tendem a aumentar bastante na próxima temporada, já que é consenso entre jornalistas italianos que ele deve se transferir para um clube mais expressivo e, assim, aumentar sua visibilidade.

MALCOM
Atacante
26 anos
Zenit São Petersburgo (RUS)
Quem quer? Rússia

Malcom, jogador do Zenit, jogou pelo time profissional do Corinthians entre 2014 e 2015. - NurPhoto/NurPhoto via Getty Images - NurPhoto/NurPhoto via Getty Images
Imagem: NurPhoto/NurPhoto via Getty Images

Principal jogador do Zenit na atualidade, o ex-jogador do Corinthians já marcou 16 gols nesta edição do Campeonato Russo e divide a artilharia da competição com o holandês Quincy Promes (Spartak Moscou). O sucesso de Malcom na terra de Vladimir Putin também já lhe concedeu a cidadania russa e o direto de, no futuro, defender a seleção do país de maior área do planeta. Só que a Rússia terá de esperar um pouquinho mais para convocar o brasileiro. Ele só poderá ser utilizado a partir de agosto de 2024, quando completar cinco anos de residência na nação. Caso ele se transfira para um clube de outro país (possibilidade cada vez mais real devido às restrições econômicas e esportivas sofridas pelos russos como reação à guerra na Ucrânia) ou dispute partidas oficiais pela seleção brasileira antes disso, essa possibilidade será anulada.

GALENO
Meia-atacante
25 anos
Porto (POR)
Quem quer? Portugal

Galeno é um dos destaques do Porto na temporada e deve ser convocado por Portugal - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Para muita gente, a ausência do maranhense de Barra do Corda na convocação de Portugal para esta Data Fifa já foi uma surpresa danada. Vice-artilheiro do Porto nesta temporada, com 14 gols, Galeno tem sido tratado como nome certo no processo de renovação pela qual a seleção lusa deve passar durante o ciclo do Mundial-2026. O meia-atacante, que só jogou em um clube brasileiro (o Trindade-GO), mudou-se para Portugal quando tinha 18 anos e construiu toda sua carreira por lá. Em 2021, recebeu a cidadania portuguesa e, desde então, tornou-se convocável. A menos que entre em alguma das próximas convocações do Brasil (hipótese bem pouco provável, dado o fato de ele ser pouco conhecido por aqui), Galeno tem tudo para em breve virar companheiro de elenco de Cristiano Ronaldo, Bernardo Silva e cia.

DÓRIA
Zagueiro
28 anos
Santos Laguna (MEX)
Quem quer? México

Dória em ação pelo Santos Laguna; seu desejo é jogar pelo México - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Ao longo das últimas semanas, diferentes veículos publicaram que Coritiba, Cruzeiro e Fluminense têm interesse em repatriar Dória. No entanto, o ex-zagueiro de Botafogo e São Paulo tem pelo menos dois bons motivos para não querer voltar ao Brasil tão cedo. O primeiro é que o defensor é ídolo do Santos Laguna, clube que defende desde 2018, e já recuperou a titularidade do time depois de uma lesão no tornozelo que o deixou fora de ação no segundo semestre do ano passado. A segunda razão é que Dória tem chances bem razoáveis de jogar a Copa-2026 "em casa". É isso mesmo: o zagueiro tem planos de se naturalizar mexicano e disputar o próximo Mundial por um dos países organizadores da competição. Na verdade, a ideia de Dória era já jogar no Qatar-2022. Mas, como ele só completa cinco anos de México em julho (requisito para ser convocado), o cronograma precisou ser um pouco adiado.

GABRIEL STREFEZZA
Meia-atacante
25 anos
Lecce (ITA)
Quem quer? Itália

Destaque do Lecce na temporada, Gabriel Strefezza começou o ano de 2023 com o pé direito - GettyImages - GettyImages
Imagem: GettyImages

Praticamente desconhecido no Brasil, o meia-atacante deixou as categorias de base do Corinthians quando tinha 19 anos para tentar a sorte na terra da sua família materna. Seis temporadas depois de chegar na Itália, Strefezza parece ser um daqueles nomes que está prestes a arrebentar. Se o Lecce está fora da zona de rebaixamento no Calcio, muito se deve aos sete gols que o brasileiro já marcou nesta temporada. O bom desempenho, ainda que em um time pequeno no cenário do futebol tetracampeão mundial, já tem sido suficiente para o aparecimento de rumores de que o ponta direita pode virar em breve jogador da Azzurra. Ele já possui passaporte italiano.

MATHEUS MAGALHÃES
Goleiro
30 anos
Braga (POR)
Quem quer? Portugal

Matheus, goleiro brasileiro do Braga, pode defender a seleção portuguesa - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Irmão mais novo do meio-campista Moisés (ex-Palmeiras e atualmente no Shandong Taishan, da China), Matheus é titular há tempos da meta do Braga, a quarta força do futebol português, e já rompeu a barreira das 280 partidas disputadas pelo clube. Também não é de agora que o arqueiro formada na base do América-MG espera um convite para jogar pela seleção do país que o acolheu. Mas os rumores de que o brasileiro pode ganhar uma chance para guardar também as redes portuguesas têm aumentado à medida que seu nome cresce no cenário internacional. Na última janela de transferências, Matheus teve um namoro com o poderoso Paris Saint-Germain, o que fez com que outros times importantes também passassem a notá-lo.