Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Quem é o polêmico jogador que promete cortar pênis em caso de rebaixamento?

Kevin Mina prometeu cortar seu pênis caso time onde joga seja rebaixado - Reprodução
Kevin Mina prometeu cortar seu pênis caso time onde joga seja rebaixado Imagem: Reprodução

05/10/2022 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

"Se eu cair, corto meu membro. Corto mesmo."

A polêmica promessa feita pelo atacante equatoriano Kevin Mina, de que dilacerará seu corpo com a retirada do pênis caso o Real Santa Cruz não escape do rebaixamento para a segunda divisão boliviana, cruzou o mundo.

Mas fato é que ninguém está levando muito a sério a declaração dada no fim da semana passada pelo jogador de 28 anos.

Afinal, Mina é daqueles centroavantes que acabaram se tornando mais famosos pelo comportamento fora da curva (frases que repercutem na imprensa, provocação a adversários e posts nas redes sociais feitos para viralizar) do que propriamente pelos gols que marca.

Ao longo de dez temporadas atuando como profissional (a maior parte delas, no Equador, e, desde o começo do ano passado, na Bolívia), o atacante não conseguiu somar nem 50 bolas balançando as redes.

O único momento da carreira em que realmente obteve algum destaque foi justamente na chegada ao país onde hoje reside. Em 2021, ele marcou 15 gols pelo Guabirá e foi o terceiro colocado na artilharia da elite boliviana.

No Barcelona de Guayaquil, o clube mais conhecido no cenário internacional ao qual já foi vinculado, Mina nem chegou a ser realmente aproveitado. Por lá, ele só atuou nas categorias de base e no time B.

O camisa 40 do Real Santa Cruz também teve passagens por Quinidé, Deportivo Coca, Anaconda, Águilas, Pátria, Imbabura e Olmedo, todos times de menor relevância dentro do Equador.

Se dentro de campo não costuma render tanto assim, fora das quatro linhas, Mina sempre dá um jeito de aparecer. Além de colecionar declarações polêmicas, o atacante utiliza com força suas redes sociais para exibir conteúdos "proibidões" para um atleta de futebol e assim ficar mais conhecido.

Nelas, é possível ver o jogador seminu beijando o bumbum da sua esposa, a atriz Erika Valencia, também em trajes mínimos, fotografando as partes íntimas da companheira ou vestindo apenas uma toalha de banho.

Não à toa, Mina conta atualmente com mais de 60 mil seguidos no Instagram. Para a realidade brasileira, parece pouco. No entanto, esse número é maior do que o alcançado por vários jogadores equatorianos que estão na seleção que vai disputar a Copa do Mundo-2022, realidade bem distante da vivida pelo atacante.

Contratado no meio do ano justamente para ser o homem-gol que o Real Santa Cruz tanto necessita, Mina não tem justificado essa expectativa. O atacante só fez um gol pela equipe boliviana, no empate por 1 a 1 com o Real Tomayapo.

Foi justamente depois dessa partida, disputada na última sexta-feira, quando balançou as redes aos 54 minutos do segundo tempo e salvou seu time de sofrer a quarta derrota consecutiva na competição, que o equatoriano fez a promessa inusitada que viralizou mundo afora.

Na soma dos torneios Apertura e Clausura, que definem os rebaixados na Bolívia, o Real Santa Cruz ocupa a penúltima colocação dentre os 16 clubes da primeira divisão. Com 34 pontos, está indo para os playoffs do rebaixamento, onde teria de enfrentar o vice-campeão da segundona.

A primeira boa notícia é que a diferença do time de Mina para o Universitario de Sucre, primeira equipe livre do risco de descenso, é de apenas um ponto. A segunda é que ainda restam nove rodadas para o encerramento do campeonato. Ou seja, o atacante tem tempo de sobra para livrar sua pele... e seu pênis.