Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

7 destaques do Campeonato Brasileiro que se deram mal na Europa

Hoje ídolo no Flamengo, Gabigol deixou a desejar na Inter de Milão - Reprodução / Internet
Hoje ídolo no Flamengo, Gabigol deixou a desejar na Inter de Milão Imagem: Reprodução / Internet

06/11/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Chamar a atenção de um clube do Velho Continente, descolar uma transferência para alguma equipe que dispute preferencialmente a Liga dos Campeões ou a Liga Europa e ter os jogadores mais badalados e admirados do planeta como adversários ou, até mesmo, companheiros de time.

Esse é o sonho da maior parte dos jogadores que disputam a primeira divisão do Campeonato Brasileiro. No entanto, alguns dos principais destaques da competição já transformaram esse desejo em realidade e certamente não têm boas lembranças dessa fase de suas carreiras.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete dos nomes mais importantes da Série A que já passaram pelo futebol europeu e não se deram muito bem por lá. Para eles, o paraíso agora é o Brasil.

GABIGOL
Atacante
25 anos
Flamengo

Artilheiro do Campeonato Brasileiro e da Libertadores em 2019, presente na maior parte das convocações da seleção neste ano e símbolo máximo da retomada do Flamengo nas últimas temporadas, Gabriel Barbosa teve uma passagem para lá de frustrante pela Europa. Em 2016, depois de uma trajetória de sucesso pelo Santos, ele foi contratado pela Inter de Milão com status de "novo Neymar". Só que foi utilizado apenas em dez oportunidades pela equipe italiana (com um gol). O empréstimo para o Benfica, uma tentativa de ganhar experiência no Velho Continente, também passou longe de ser bem-sucedido: disputou cinco partidas e meteu uma bola nas redes. A solução para colocar a carreira em ordem foi mesmo voltar ao Brasil, inicialmente para o Santos e depois, para o Fla.

GUILHERME ARANA
Lateral esquerdo
24 anos
Atlético-MG

Guilherme Arana afirma que o Galo conquistará grandes coisas se manter a pegada atual que tem tido nas competições - Pedro Souza/Atlético-MG - Pedro Souza/Atlético-MG
Imagem: Pedro Souza/Atlético-MG

Os torcedores mais desavisados que vêm as atuações do lateral esquerdo no Brasileirão logo pensam: como é que nenhum clube europeu ainda descobriu o Arana? Então, o problema é que já descobriram... e desistiram dele. O jogador trocou o Corinthians pelo Sevilla depois do título nacional de 2017 e, depois de não corresponder ao esperado quando era utilizado, chegou a ficar quase sete meses sem disputar uma partida oficial até ser emprestado à Atalanta, onde também não deu certo. O Atlético percebeu que a Arana estava "sobrando" por lá e tratou de repatriá-lo no começo do ano passado. O primeiro contrato foi por empréstimo, mas depois os alvinegros compraram os direitos econômicos do jogador.

GUSTAVO GÓMEZ
Zagueiro
28 anos
Palmeiras

Gustavo Gómez em ação durante a partida do Palmeiras contra o Flamengo, pelo Brasileirão 2021 - Staff Images - Staff Images
Imagem: Staff Images

Líder da defesa do Palmeiras na conquista do título da Libertadores do ano passado e peça-chave para a equipe ter chegado mais uma vez à decisão do título sul-americano, o paraguaio foi jogador do Milan entre 2016 e 2018. Na primeira temporada na Itália, Gómez até que teve um número legal de oportunidades (19 jogos) e chegou a emendar jogos como titular. Mas seu segundo ano de Milan foi desastroso. Sem ir a campo em nenhuma das 38 rodadas do Calcio, acabou emprestado (e depois vendido) para o Palmeiras, onde não demorou para se transformar em ídolo.

PEDRO
Atacante
24 anos
Flamengo

Pedro comemora gol do Flamengo contra o Juventude pelo Brasileirão - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Apesar de reserva do Flamengo, é normalmente tratado como um dos melhores centroavantes do futebol brasileiro e costuma resolver sempre que seu titular, Gabigol, lhe dá uma brecha. Assim como os outros nomes da lista, Pedro também teve uma passagem traumática pelo futebol europeu. Destaque do Fluminense entre 2017 e 2019, ele foi negociado com a Fiorentina, mas só ficou durante um semestre por lá. Mesmo defendendo um clube que não é bem do primeiro escalão da Itália, Pedro só teve 59 minutos (dividido em quatro partidas) para tentar mostrar seu valor. Sem oportunidades na equipe principal, chegou até a disputar dois jogos do Campeonato Primavera (uma espécie de competição para jovens que não têm espaço nos times adultos) antes de ser trazido de volta ao Brasil pelo rival do seu antigo clube.

JÚNIOR ALONSO
Zagueiro
28 anos
Atlético-MG

Junior Alonso foi soberano na defesa e ainda marcou um dos gols na vitória do Galo sobre o Fortaleza - Pedro Souza/Atlético-MG - Pedro Souza/Atlético-MG
Imagem: Pedro Souza/Atlético-MG

Companheiro de Gómez no miolo de zaga da seleção paraguaia, o defensor líder do Brasileirão tem uma trajetória bem semelhante à do parceiro palmeirense. Alonso também foi para a Europa depois de se destacar no cenário sul-americano e precisou retornar para cá porque não deu muito certo do outro lado do Oceano Atlântico. O paraguaio foi jogador do Lille e passou por empréstimo pelo Celta. Depois de se dar mal na França e na Espanha, foi cedido durante um ano e meio ao Boca Juniors. A transferência para o Atlético-MG surgiu depois dessa experiência na argentina, quando Alonso teria de retornar ao Lille, que não tinha mais nenhum interesse nos seus serviços.

DUDU
Atacante
29 anos
Palmeiras

Dudu carrega a bola em duelo do Palmeiras contra o Bahia na Arena Fonte Nova - Jhony Pinho/AGIF - Jhony Pinho/AGIF
Imagem: Jhony Pinho/AGIF

O antigo dono da camisa 7 do Palmeiras (que veste a "4+3" desde que retornou do Qatar) teve uma passagem um pouco mais expressiva pela Europa do que os outros nomes da lista. Mesmo assim, não dá para dizer que Dudu fez sucesso por lá. O brasileiro foi para o Dínamo de Kiev muito novo, com apenas 19 anos, e jogou durante duas temporadas e meia na Ucrânia. Durante a maior parte desse tempo todo, foi reserva, ainda que tenha chegado a disputar até mesmo partidas da Liga dos Campeões. Em 2014, Dudu cansou dessa situação e conseguiu ser emprestado ao Grêmio. Quando o acordo com os gaúchos chegou ao fim, o Palmeiras foi até o Dínamo e comprou os direitos econômicos do jogador, que na época chegou a ser dado como contratação certa do seu arquirrival, Corinthians.

ANDREAS PEREIRA
Meia
25 anos
Flamengo

Andreas Pereira comemora gol de falta pelo Flamengo - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Melhor novidade do Flamengo nesta temporada, o meio-campista tem uma história totalmente diferente da dos outros nomes dessa relação. Ao contrário deles, Andreas não foi para a Europa após se destacar na América do Sul. Nascido na Bélgica, o camisa 18 rubro-negro começou a carreira no Velho Continente e está jogando pela primeira vez no Brasil. Andreas se profissionalizou pelo Manchester United, clube que ainda é dono dos seus direitos econômicos, e vem sendo emprestado seguidamente a diferentes times desde 2016. O jogador já passou por Granada, Valencia e Lazio. Mas, em nenhuma dessas equipes europeias, mostrou futebol suficiente para que algum clube negociasse uma transferência "em definitivo".