Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Itália deve convocar Tolói para eliminatórias e já mira outros brasileiros

Rafael Toloi deve ser a novidade da convocação de amanhã da Itália - Emilio Andreoli/Getty Images
Rafael Toloi deve ser a novidade da convocação de amanhã da Itália Imagem: Emilio Andreoli/Getty Images

18/03/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O zagueiro Rafael Tolói, que defendeu Goiás, São Paulo, Roma e atualmente é um dos destaques da Atalanta, deve ser a novidade da convocação da seleção italiana para a abertura das eliminatórias europeias da Copa do Mundo 2022.

Segundo o jornal "Gazzetta dello Sport", o nome do defensor nascido em Mato Grosso estará na lista que será divulgada amanhã (19) pelo técnico Roberto Mancini para as partidas contra Irlanda do Norte, Bulgária e Lituânia, entre os dias 25 e 31 de março.

O "Blog do Rafael Reis" conversou com pessoas próximas ao jogador. Elas admitiram que ele também acredita que estará na convocação da Azzurra.

Apesar de ter disputado o Mundial Sub-20 de 2009 pelo Brasil, Tolói obteve em fevereiro uma autorização especial da Fifa para alterar sua "cidadania futebolística" e poder defender a Itália. É importante frisar que o zagueiro nunca jogou pela seleção principal do país onde nasceu.

A convocação do defensor de 30 anos é urgente para a Itália porque essa será a última oportunidade de Mancini testar novos nomes antes da convocação para a Eurocopa, que será jogada entre junho e julho, em múltiplas sedes.

Na Azzurra, o ex-São Paulo deve encontrar pelo menos outros dois jogadores nascidos no Brasil: o lateral esquerdo Emerson Palmieri e o volante Jorginho. A dupla do Chelsea tem batido cartão nas últimas convocações e também deve ser chamada para as eliminatórias.

E essa lista pode aumentar nos próximos meses. Pelo menos outros três ítalo-brasileiros estão na mira de Mancini: o zagueiro Luiz Felipe (Lazio) e os meia-atacantes Gabriel Martinelli (Arsenal) e Raphinha (Leeds United).

Os dois primeiros já manifestaram publicamente que têm o Brasil como prioridade, mas o técnico da Azzurra acredita que pode convencê-los a mudar de ideia. Já Raphinha, que tem se destacado no Campeonato Inglês, ainda não falou abertamente sobre o tema.

Apesar de ter quatro títulos mundiais e dividir com a Alemanha o posto de segunda maior campeã da história (atrás apenas do Brasil), a Itália entra nas Eliminatórias do Qatar 2022 com um grande peso nas costas: o de não ter se classificado para a última Copa.

Além de norte-irlandeses, búlgaros e lituanos, seus adversários nesta rodada tripla que abre o qualificatório, os italianos também enfrentarão, dentro do Grupo C, a Suíça, que esteve no Mundial da Rússia.

Apenas o primeiro colocado da chave conquista vaga direta para a Copa do próximo ano. A segunda melhor seleção de cada grupo vai para a repescagem, que será disputada em formato de playoff junto com as seleções que se destacaram na Liga das Nações.

Só uma das 32 vagas para o Mundial 2022 já está preenchida e pertence ao Qatar, que está classificado por ser o país-sede. Devido ao calor que faz durante o verão no Oriente Médio, o torneio não será disputado em junho/julho, como de costume, mas sim no fim do ano.

A próxima Copa está marcada para começar no dia 21 de novembro do ano que vem. A final será jogada em 18 de dezembro, no estádio Nacional de Lusail, cidade que está sendo construída para receber a competição.