Topo

Perrone

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Perrone: Rivais do Brasil estreiam sem assustar, mas não devem ser molezas

Embolo marcou gol para a Suíça contra Camarões, mas se conteve na comemoração - GLYN KIRK/AFP
Embolo marcou gol para a Suíça contra Camarões, mas se conteve na comemoração Imagem: GLYN KIRK/AFP

24/11/2022 09h04

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na abertura do Grupo G, a Suíça venceu Camarões por 1 a 0 nesta quinta (24). Os adversários do Brasil na primeira fase da Copa do Qatar não mostraram nada que coloque medo na seleção brasileira. Mas, ao mesmo tempo, não demonstraram que serão molezas no caminho dos comandados de Tite.

As duas seleções não apresentaram nada além do que já era sabido. Os suíços exibiram sua tradicional defesa organizada. A seleção brasileira precisará de velocidade nas trocas de passes e de boa movimentação de seus jogadores no campo de ataque para não ser bloqueada facilmente. Já os camaroneses apostaram na rapidez ofensiva.

Os futuros adversários do Brasil não assustam porque não mostraram capacidade de produzir um volume de jogo ofensivo capaz de sufocar os pentacampeões mundiais. Foram cinco finalizações certas dos africanos contra apenas três dos europeus, de acordo com o site Footstats.

A Suíça foi quem mais buscou a vitória. Porém faltou velocidade na troca de passes para criar mais chances de gol.

Por sua vez, Camarões, enquanto o jogo estava 0 a 0, se armou para os contra-ataques em velocidade, mas não conseguiu aproveitar as poucas chances que teve. Faltou eficiência na marcação aos camaroneses para roubarem a bola em busca da transição rápida.

Porém, ficou comprovado o que Tite certamente já sabia: os caras são rápidos e vão dar trabalho para a defesa brasileira se tiverem espaços.

Camarões abusou dos lançamentos para tentar surpreender o adversário. Foram 21 bolas longas com precisão. Os suíços acertaram 11 lançamentos

Depois de um primeiro tempo burocrático, a Suíça aproveitou um cochilo do adversário, logo aos 2 minutos da etapa final, para abrir o placar. Freuler deu bom passe para Shaquiri, que cruzou para Embolo finalizar para marcar o gol. Foi praticamente lei do ex na Copa. Camaronês naturalizado suíço, ele evitou fazer festa com seus companheiros.

Com a vantagem no placar, a Suíça recuou, mas protegeu bem sua área. Sem espaço para explorar as jogadas em velocidade, Camarões trocava passes com pouca capacidade de agredir o adversário. Ou seja, ficou comprovado que caso deixe a Suíça fazer 1 a 0, o Brasil deverá ter muita dificuldade para buscar o empate. Os caras são bons nessa parada de se defender. Camarões, por exemplo, gastou energia sem conseguir reagir.

Depois de estrear contra a Sérvia, nesta quinta, a seleção brasileira encara a Suíça na próxima segunda (28). Na sexta (2), pela última rodada da primeira fase, o confronto será com Camarões.