Topo

Perrone

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Perrone: Crespo fará falta ao São Paulo na luta contra o rebaixamento

Hernán Crespo, técnico do São Paulo, durante a partida contra o Fortaleza - DANIEL GALBER/UAI FOTO/ESTADÃO CONTEÚDO
Hernán Crespo, técnico do São Paulo, durante a partida contra o Fortaleza Imagem: DANIEL GALBER/UAI FOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

15/11/2021 12h51

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A delicada situação do São Paulo na reta final do Brasileirão fará o clube sentir falta de Hernán Crespo, na opinião deste blogueiro.

Para se afastar do risco de rebaixamento, o Tricolor precisa resolver muitos problemas em pouco tempo. Em tese, um treinador que trabalha com o time há mais tempo tem maiores chances de cumprir missão como essa.

Ceni foi contratado há apenas um mês. O fato de ter sido treinador do time em 2017 não traz grande vantagem para ele. Rogério ainda está se adaptando ao elenco atual e explorando as possibilidades.

Só que para fugir do rebaixamento, um treinador precisa conhecer o time como a palma de sua mão. Esse conhecimento significa menos tempo gasto para encontrar soluções.

Crespo ficou apenas cerca de oito meses no Morumbi. É pouco, mas ele estruturou essa equipe, a partir da herança de Diniz, e conviveu muito mais com os jogadores do que seu sucessor.

Após a derrota por 4 a 0 para o Flamengo, neste domingo (14), ficaram evidentes pelo menos cinco abacaxis que Rogério precisa descascar na luta contra o rebaixamento.

São eles, lentidão na recomposição defensiva, falha de posicionamento na defesa, falta de atenção, erros na tomada de decisão e equilíbrio emocional.

O vexame contra o Fla começou com Liziero desatento e tomando a decisão errada de carregar a bola em vez de fazer o passe rapidamente. Ele perdeu a bola e saiu o primeiro gol.

Já o 2 a 0 foi construído com a lentidão na transição defensiva e em posicionamentos errados no campo de defesa que deram espaços para o Flamengo avançar com a bola.

Calleri teve, por um instante, a cabeça fora do lugar e fez a falta desnecessária que gerou sua expulsão e enterrou de vez o São Paulo na partida.

É muita coisa para ser arrumada rapidamente. E já no próximo jogo, contra o Palemiras, na quarta (17), Cerspo poderá fazer falta.

Além de ter mais conhecimento do elenco para encontrar soluções imediatamente, o argentino enfrentou o Palmeiras na final do Paulista e saiu dando a volta olímpica. Para o São Paulo, o clássico será uma decisão.