Topo

Perrone

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Mario Giannini ganha força para ser candidato da oposição do Palmeiras

27/08/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Com Diego Iwata Lima, do UOL, em São Paulo

Mario Giannini, ex-diretor de futebol de Mustafá Contursi e ex-vice-presidente de Arnaldo Tirone, entrou no mapa eleitoral no Palmeiras. Ele ganhou força como nome para ser lançado como candidato à presidência pela oposição.

A eleição será em novembro, e até aqui só Leila Pereira, candidata da situação, confirmou que tentará a presidência.

Os diferentes grupos de oposição avaliam ser inviável concorrer com dois nomes. Por isso, várias conversas acontecem em busca de um candidato único.

Nos últimos dias, integrantes do grupo ligado a Mustafá trabalharam o nome de Giannini.

A reportagem apurou que o ex-diretor tem recebido pedidos para que se candidate. Seu nome é forte também no grupo de Tirone. No entanto, ele ainda não se decidiu.

Giannini ganhou musculatura principalmente por ter feito uma disputa equilibrada pela presidência do Conselho Deliberativo em junho.

Ele perdeu por 15 votos de diferença para o situacionista Seraphim Del Grande. O blog não conseguiu falar com Giannini a respeito da possibilidade de ele disputar a votação.

Outro possível candidato oposicionista é Savério Orlandi, que tem o projeto de chegar um dia à presidência do Palmeiras e vem conversando com todas as alas da oposição sobre se candidatar. Ele foi diretor de futebol nas gestões de Affonso Della Monica e Luiz Gonzaga Belluzzo.

Porém, caso Giannini decida enfrentar Leila nas urnas, a tendência é que Orlandi não entre na disputa para deixar a oposição com chapa única.

Entre os opositores, Giannini é visto como um nome com maior capacidade de unir forças.

Conforme apurou a reportagem, Orlandi sofre resistência de uma parcela dos seguidores de Mustafá.

Por sua vez, o ex-presidente tem adotado o discurso de que não é ele quem deve lançar um candidato. Os interessados é que devem se apresentar.

Outra corrente oposicionista, a de conselheiros ligados ao ex-presidente Paulo Nobre, decidiu que não apresentará um nome para a disputa. Seus membros estão liberados para apoiar ou não a candidatura que vingar.

Com Nobre mantendo distância da política palmeirense, Genaro Marino é um dos líderes dessa ala.

Paulo Jussio, que chegou a se colocar como terceira via na disputa, desistiu de participar do pleito.

Vale lembrar que cada chapa precisa do apoio de 15% do Conselho Deliberativo. Quem passa pelo filtro participa da eleição com votos dos associados.