Topo

Perrone

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Nova denúncia acontece após Caboclo ganhar fôlego com rejeição a Del Nero

Rogério Caboclo, presidente afastado temporariamente da CBF - Lucas Figueiredo/CBF
Rogério Caboclo, presidente afastado temporariamente da CBF Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

27/06/2021 13h21

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A nova acusação de assédio moral contra Rogério Caboclo aconteceu no momento em que o presidente afastado da CBF ganhava fôlego nos bastidores para tentar se manter no poder.

Desde que a primeira denúncia de assédio moral e sexual foi feita por uma funcionária, presidentes de clubes e dirigentes da confederação davam como certo que Caboclo seria tirado do cargo definitivamente.

Afastado inicialmente por 30 dias, o dirigente tem atuado fortemente nos bastidores em busca de apoio das federações estaduais. Caso a Comissão de Ética do Futebol Brasileiro determine seu banimento, ele precisa do voto de seis federações (se todas participarem da assembleia) para conseguir se manter no poder. A assembleia administrativa precisa referendar a decisão da comissão para ela ser válida.

Nos últimos dias, dois dirigentes de clubes e dois da CBF ouvidos pelo blog passaram a dar como possível uma vitória política de Caboclo.

A análise é de que há representantes de entidades estaduais que temem que Marco Polo Del Nero, ex-presidente da CBF banido pela Fifa, consiga eleger um aliado como sucessor de Caboclo. Assim, estariam dispostos a apoiar o retorno do dirigente afastado, agora desafeto de Del Nero. Seria uma forma de cortar o poder do ex-presidente.

No caso de banimento de Caboclo, um dos oito vices da CBF seria eleito para completar o mandato, que vai até abril de 2023. Castellar Guimarães Neto é tido como o preferido do ex-dirigente.

Porém, na última terça (22), Fernando França, diretor de Tecnologia da Informação da CBF, apresentou nova denúncia de assédio moral contra Caboclo, o que em tese complica mais a situação do dirigente. As acusações de França foram reveladas por Ancelmo Góis, colunista de "O Globo", na última sexta.

Agora, dirigentes de clubes e da CBF tentam avaliar o impacto da nova denúncia nos presidentes de federações.

Caboclo rejeita todas as acusações e diz ser vítima de um golpe arquitetado por Del Nero. Por sua vez, o ex-presidente nega envolvimento nos episódios.

Se inscreva no Canal do Ricardo Perrone no YouTube.