Topo

Perrone

Quinze crias da base que se destacaram em seus clubes em 2020

Brenner comemora gol do São Paulo sobre o Botafogo pelo Brasileirão 2020 - Bruno Ulivieri/Bruno Ulivieri/AGIF
Brenner comemora gol do São Paulo sobre o Botafogo pelo Brasileirão 2020 Imagem: Bruno Ulivieri/Bruno Ulivieri/AGIF

01/01/2021 10h25

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Surtos de covid-19, calendário estressante, falta de dinheiro e até punição da Fifa impedindo contratações fizeram com que os times brasileiros dessem mais oportunidades aos atletas revelados em casa durante 2020. O blog listou 15 crias da base que se destacaram no ano passado pelos clubes em que foram formados.

1 - Brenner

O atacante são-paulino mostrou amadurecimento e espantou desconfianças deixadas no ano passado. A regularidade tem sido uma de suas marcas. Foram 22 gols em 2020.

2 - Hugo Souza

Até então quarto goleiro goleiro do Flamengo, Hugo entrou contra o Palmeiras em meio a um surto de covid-19 que atingiu quase o time inteiro da Gávea e enquanto Diego Alves se recuperava de lesão. De cara mostrou técnica e personalidade acima da média.

3 - Gabriel Menino

O meiocampista e lateral do Palmeiras confirmou as expectativas de quem o acompanhava desde a base e foi até convocado para a seleção brasileira por Tite.

4 - Natan

O zagueiro ganhou espaço no time principal do Flamengo aos 19 anos por causa do surto de covid-19 que fez estrago na Gávea. Caiu nas graças da torcida principalmente pela segurança demonstrada.

5 - Pepê

O atacante de 23 anos aproveitou o espaço aberto com a venda de Cebolinha.

6 - Patrick de Paula

O jovem meio-campista com personalidade de veterano mostrou seu cartão de visitas ao bater com frieza o pênalti que deu o título paulista de 2020 ao Palmeiras na decisão contra o Corinthians.

7 - Jean Pyerre

Em 2020, aos 22 anos, o meia conseguiu se firmar no clube em que foi formado. O fato de Renato Gaúcho ter pedido para que a camisa 10 do time fosse dada a ele simboliza sua importância para o tricolor gaúcho.

8 - Gabriel Sara

Após superar atuações irregulares, o meia de 21 anos virou um importante titular do São Paulo, líder do Brasileirão. Recentemente, ele teve seu contrato prorrogado por um ano. O vínculo agora terminará em 30 de abril de 2024.

9 - John

Não estava nem entre os três primeiros goleiros do Santos. Virou titular após João Paulo testar positivo para covid-19. Rapidamente ele conquistou a confiança da comissão técnica e da torcida. Cria das categorias de base do Santos, agarrou sua oportunidade aos 24 anos.

10 - Igor Gomes

Marcado por altos e baixos desde que saiu das categorias de base do São Paulo, o meia de 21 anos já era um velho conhecido da torcida tricolor no início de 2020. Sob a batuta de Diniz, passou grande parte da temporada sem brilho, mas agora é peça importante no líder do Brasileirão.

11 - Luan

Hoje com 21 anos, o volante ingressou nas categorias de base do São Paulo aos 11. Durante a temporada chegou a ter dificuldades para conquistar espaço. Neste momento, seu trabalho de proteção aos zagueiros é visto como um dos motivos para a melhora do sistema defensivo tricolor, outrora bastante criticado.

12 - Kaio Jorge

Além do surto de covid-19, a punição sofrida pelo Santos na Fifa e que impediu novas contratações abriu espaço para os Meninos da Vila. O atacante, que fará 19 anos em janeiro, aproveitou a oportunidade e se encaixou no estilo rápido santista. Apesar do brilho de Marinho, o jovem é um dos destaques da equipe na atual edição da Libertadores com cinco gols em nove jogos.

13 - Marcos Felipe

O goleiro de 24 anos revelado em Xerém teve a chance quando Muriel testou positivo para covid-19 e decolou como titular do Fluminense.

14 - Gabriel Veron

Tratado como joia nas categorias de base do Palmeiras, o atacante de 18 anos mostra-se decisivo não só individualmente, mas também colaborando com os companheiros de ataque.

15 - Calegari

Volante na base do Fluminense, ele ganhou chance com Odair Hellmann que o transformou em lateral direito do time principal. Ao 18 anos, logo se adaptou e se destacou no clube na nova função.