Mauro Cezar Pereira

Mauro Cezar Pereira

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Torcida do Flamengo nas redes sociais está repleta de reclamões sem noção

O Flamengo não perdeu em 2024. Ganhou as taças possíveis até aqui, a Guanabara e a do campeonato carioca. Além de invicto, sofreu um só gol, com o time Sub-23. A equipe titular, com Tite à beira do campo, não foi vazada em 13 pelejas.

Após duas rodadas, o Flamengo lidera o campeonato brasileiro. Ao lado do Internacional, é uma das duas equipes que venceram em ambas as partidas até então disputadas por cada um. Contudo, muitos rubro-negros reclamam. E só reclamam.

É evidente que críticas pertinentes há, como pela má atuação de domingo contra o Atlético, e Goiânia. E de fato a equipe caiu de rendimento na parte final de novo 2 a 1, desta vez sobre o São Paulo, no Maracanã.

Mas a evolução em relação ao péssimo ano de 2023 não deveria ser ignorada, ou pelo deveria ser menos notada. A intensa pressão no campo ofensivo, o bom segundo tempo até as substituições e a maneira como o time se empenhou são aspectos positivos.

Pode-se dizer que o primeiro tempo foi razoável, faltaram finalizações; e o segundo bom até as saídas de De La Cruz e Bruno Henrique, destaques do time ao lado de Pedro. Mas aí vieram as queixas contra o fato de terem deixado o campo.

Realmente o Flamengo perdeu rendimento, o que não chega a ser surpreendente. Mas embora o São Paulo tenha descontado (o lance do gol, por sinal, merece críticas e atenção na correção), a melhor chance depois disso foi rubro-negra, com Pulgar em passe de Ígor Jesus.

Contudo, embora seja fácil perceber que os tricolores se lançaram ao ataque, inclusive com substituições ofensivas, o "sufoco" comentado nas redes não existiu. Foi mais um devaneio dos que exigem muito e compreendem pouco o que se passa.

Tite explicou o óbvio na entrevista coletiva. Mais uma vez. Simplesmente não há como manter todos os jogadores atuando por todo o tempo. Cabe a ele administrar minutagem, pois a sequência de compromissos é pesada.

O técnico chegou a dizer que não escalou Arrascaeta e que, obviamentem não gostaria de ter que abrir mão do uruguaio. Mas como manter um atleta jogando todas as partidas? Foi a campo sem ele contra o São Paulo esperando tê-lo mais inteiro diante do Palmeiras.

Continua após a publicidade

Mas nas redes sociais parece que o Flamengo perdeu. Isso em noite na qual os palmeirenses, bicampeões brasleiros, foram derrotados em casa pelo Internacional. E o Atlético, em Minas Gerais, apenas empatou com o Criciúma. São dois dos mais fortes adversários.

Está faltando noção a muitos que se negam a entender as circunstâncias inerentes a um elenco de futebol envolvido em três competições. As dificuldades existem e essa facilidade esperada só existe nas mentes dessa turma.

A distância entre a crítica pertinente e ponderada e os delírios dos reclamões é grande.

Siga Mauro Cezar no Twitter

Siga Mauro Cezar no Instagram

Siga Mauro Cezar no Facebook

Continua após a publicidade

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes